No meio de um consumismo exacerbado, os Salesianos de Portugal iniciam a campanha nacional “Neste Natal, celebre Jesus”, que convida jovens, famílias, educadores e comunidades a partilhar fotos do presépio montado em suas casas. A iniciativa, que teve início hoje e se estenderá até as 23h59m do dia 25 de dezembro, busca lembrar de forma simples e participativa que Jesus é o verdadeiro centro da celebração natalina.
Pelo verdadeiro significado do Natal
Muito além da troca de presentes, das decorações festivas ou dos jantares com amigos e familiares, o Natal é, antes de tudo, a celebração do nascimento de Jesus e da acolhida da Boa-Nova que Ele traz ao mundo. Destacando essa importante mensagem, a campanha convida todos — jovens, famílias, comunidades e educadores — a enviar suas fotos do presépio. Os participantes devem enviar suas imagens por mensagem privada nas redes sociais dos Salesianos até o dia 25 de dezembro de 2025, identificando a foto com o nome do autor ou da família.
Uma galeria viva de fé
As fotos enviadas serão publicadas pelos Salesianos, criando assim uma galeria viva que representa a fé no âmbito doméstico. O Pe. Álvaro Lago, delegado provincial para a comunicação social, enfatiza: “Celebrar o Natal, contemplando o Presépio onde nasceu Jesus, é deixar-se acolher junto de Jesus, nesse lugar de aconchego que Ele tem para cada um. E, depois, levantando o olhar, e contemplando Jesus naquele que precisa de nós, acontece um novo ‘Presépio’, onde Ele nos recebe novamente.”
A importância da coletividade
Com a campanha “Neste Natal, celebre Jesus”, os Salesianos buscam abrir a celebração natalina para a participação de todos. O objetivo é promover um Natal que possua mais significado, em que Jesus, o Filho de Deus, esteja presente e no centro da comemoração. Essa iniciativa é uma maneira de resgatar valores essenciais da época natalina e relembrar que o verdadeiro sentido do Natal vai muito além do consumismo.
Sobre a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana
A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana é composta por 10 presenças e a Sede Provincial. Os Salesianos operam cinco escolas no continente, além de uma na ilha da Madeira e uma em Cabo Verde, na ilha de São Vicente, frequentadas por cerca de 10 mil alunos. Aproximadamente 9 mil crianças, jovens e adultos participam de outras atividades educativas e pastorais que ocorrem na maioria das presenças. Além disso, centenas de crianças e jovens, juntamente com suas famílias, recebem apoio dos Serviços Sociais Salesianos.
Com a missão de “ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”, a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana se dedica à educação, promoção e evangelização dos jovens; à educação para a fé em meios populares, principalmente através da comunicação social; e à atividade missionária.
*Com Província Portuguesa da Sociedade Salesiana
Para mais informações, acesse: Vatican News.


