Brasil, 21 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Dólar cai 0,29% e Ibovespa aumenta após dados econômicos internacionais

O dólar iniciou a quarta-feira (3) em queda, cotado a R$ 5,3133, após recuar 0,29%, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abriu em alta às 10h. Os investidores estão atentos aos dados econômicos dos Estados Unidos e à agenda política no Brasil, que influenciam as movimentações nos mercados.

Fatores internacionais e indicadores brasileiros influenciam o mercado

Nos EUA, os futuros das bolsas de Wall Street operam em alta nesta manhã, com investidores aguardando o relatório de empregos privados de novembro, divulgado às 10h15 pela ADP. A expectativa é de criação de aproximadamente 10 mil vagas, um ajuste após o forte aumento de 42 mil vagas em outubro.

Além disso, os investidores monitoram dados de preços de exportação e importação de setembro e a produção industrial do mesmo mês, além dos PMI de serviços e composto de novembro, que indicam a saúde do setor privado. Esses números são considerados sinais importantes antes da decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros na próxima semana.

Na China e em Hong Kong, o mercado fechou com perdas após dados divulgados sobre o setor de serviços, que cresceu no ritmo mais lento em cinco meses, elevando preocupações sobre a economia e o setor imobiliário do país. Já as bolsas europeias operam em alta, reforçando o movimento de recuperação dos mercados globais.

Movimentos do dólar e ações brasileiras

Com esses fatores, o dólar acumula uma queda de 0,10% na semana e no mês, além de uma retração de 13,75% no ano. O Ibovespa, por sua vez, registra alta de 1,27% na semana e no mês, e acumula um ganho de 33,93% em 2025.

Os contratos futuros indicam leve alta na manhã, com o Dow Jones Futuro avançando 0,09%, o S&P 500 Futuro subindo 0,12% e a Nasdaq Futuro crescendo 0,04%. As bolsas europeias também operam em alta, refletindo o clima de otimismo, enquanto os mercados asiáticos tiveram resultados mistos com as principais bolsas da China e Hong Kong apresentando quedas

Perspectivas e próximos passos

O cenário internacional mostra atenção aos dados econômicos e às decisões de política monetária dos EUA, que podem impactar as tendências do dólar e dos ativos globais. No Brasil, atenção está na votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2026 e na evolução do cenário político, especialmente após o adiamento da sabatina de indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

As sinalizações provenientes dessas variáveis serão essenciais para determinar a direção do mercado nos próximos dias, especialmente diante das incertezas globais e do andamento da política interna brasileira.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes