Brasil, 30 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Departamento de Homeland Security culpa “criminais ilegais” pelos problemas dos EUA em publicação polêmica

DHS postou tweet acusando imigração ilegal de diversos problemas, gerando debate sobre real relação com desafios do país

Nesta quinta-feira (23), o Departamento de Homeland Security (DHS) dos Estados Unidos utilizou a plataforma X (antigo Twitter) para atribuir aos “criminais ilegais” a responsabilidade por diversos problemas enfrentados pelo país. A postagem lista nove dificuldades, incluindo altos custos de moradia, inflação, tráfego e escassez de empregos, concluindo com a afirmação de que “muitos problemas” têm uma “resposta simples”.

Acusações controversas e reações públicas

A publicação gerou imediatas reações de surpresa e críticas na internet. Diversos usuários afirmaram que a relação entre imigração ilegal e os problemas listados é infundada e que o tweet parece mais uma tentativa de desviar a atenção de má gestão governamental. Uma pessoa comentou: “Isso soa como uma cortina de fumaça para evitar responsabilidades pela má administração.”

Outra publicação apresentou um gráfico de dispersão que não mostrou correlação entre imigração ilegal e os problemas citados, reforçando a opinião de que a postagem é uma narrativa racializada. Um internauta destacou: “Eles insistem nesse roteiro racista para fazer você culpar os imigrantes, ao invés de billionaires e responsáveis econômicos.”

Debate sobre a relação entre imigração e desigualdade

Especialistas e críticos argumentam que os problemas econômicos e sociais enfrentados pelos americanos têm raízes muito mais complexas, envolvendo questões de desigualdade, políticas econômicas e má gestão. Muitos ressaltam que o aumento de preços em moradia e alimentos, por exemplo, é resultado de fatores macroeconômicos, e não do fluxo de imigrantes ilegais.

Repercussões e desdobramentos políticos

O incidente intensifica o debate sobre a estratégia de comunicação do governo e a retórica utilizada para tratar de imigração. Executivo, políticos de oposição e ativistas de direitos civis criticaram duramente a postagem, chamando-a de “risível” e “alarmista”, além de alertar para o risco de reforçar narrativas racistas e xenofóbicas na sociedade americana.

Até o momento, o DHS não se pronunciou oficialmente sobre as críticas, mas a controvérsia reforça o clima de polarização que tem marcado o debate sobre imigração nos Estados Unidos nos últimos anos.

Para entender melhor o impacto dessas declarações na política e na sociedade, acompanhe nossa cobertura especial sobre o tema. Pode-se dizer que a narrativa apresentada pelo DHS busca desviar o foco de problemas internos mais profundos, enquanto provoca uma onda de debates e questionamentos públicos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes