Brasil, 28 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

STJ promove encontros sobre racismo no sistema de justiça em dezembro

Superior Tribunal de Justiça vai sediar o 8º Enajun e o 5º Fonajurd, com debates sobre cidadania, identidade e enfrentamento ao racismo

No dia 9 de dezembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) receberá o 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun) e o 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação (Fonajurd). Os eventos ocorrerão das 8h30 às 17h no auditório externo do tribunal, reunindo representantes de tribunais, pesquisadores e profissionais de várias áreas.

Temática e programação dos eventos

Com o tema “Vivências Negras: Justiça, Identidade e Pertencimento no Sistema de Justiça”, os encontros vão abordar desafios enfrentados por crianças, jovens e adultos negros, além de questões relacionadas à saúde física e mental, racismo ambiental e invisibilização da população afro-brasileira. A programação inclui quatro painéis, onde serão discutidas experiências e reflexões sobre a temática racial no sistema jurídico e na sociedade.

Participação e lançamento de iniciativas

A abertura contará com a presença de ministros de tribunais superiores, reforçando o compromisso do Judiciário com a promoção da igualdade racial. Além disso, será lançado a Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas, uma iniciativa que busca fortalecer a representatividade e o protagonismo da população negra no setor.

O evento também apresentará os resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma ação importante no enfrentamento às inúmeras desigualdades raciais no Brasil.

Inscrições e acesso

As inscrições para o público externo podem ser feitas pelo portal da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Os servidores do STJ devem se inscrever na intranet por meio do Portal do Servidor.

Segundo o tribunal, o evento representa uma oportunidade de promover ações concretas de combate ao racismo e de ampliar o debate sobre a justiça racial no Brasil, contribuindo para mudanças estruturais no sistema de justiça e na sociedade.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes