Brasil, 25 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Guilherme Mello avalia desafios da reforma tributária e combate à fome

Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda fala sobre justiça fiscal, inclusão social e propostas recentes no G20

Nesta terça-feira, 25 de novembro, o economista Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, participou do programa DR com Demori na TV Brasil, às 23h. Na entrevista, ele abordou temas como combate à fome, investimentos públicos, reforma tributária e justiça fiscal.

Perspectivas sobre desigualdade e fome mundial

Graduado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em ciência econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mello destacou a persistência da desigualdade global e a dificuldade de erradicar a fome. “É pouco aceitável que, dado o avanço tecnológico e a capacidade de produção, ainda existam pessoas passando fome no mundo”, condenou. Para o secretário, é fundamental criar mecanismos que garantam “uma renda básica para quem mais precisa e uma organização internacional capaz de garantir alimento, saúde e outros serviços essenciais”.

Iniciativa do G20 sobre taxação dos super-ricos

Ele também comentou a inclusão do tema na agenda do G20 pelo Brasil, uma pauta que, segundo ele, foi vista por muitos como um “tabu”. “Pela primeira vez, uma declaração conjunta dos 20 maiores países trouxe a taxação dos super-ricos como compromisso oficial. Eles devem trabalhar em propostas que arrecadem recursos sem serem espoliativas, voltadas ao combate à fome, pobreza e à transição ecológica”, explicou Mello.

Reforma tributária e propostas para justiça fiscal

Sobre as mudanças na carga tributária, o secretário apontou propostas para tornar o sistema mais justo. “Deixar de tributar exportação, eliminar o imposto em cascata e acabar com a guerra federativa são algumas ações. Além disso, vamos implementar o cashback, que irá devolver parte dos impostos aos mais pobres, e isentar totalmente a cesta básica”, detalhou.

Ele explicou que o cashback será um sistema automatizado e inovador, que permitirá “medir inflação e PIB quase em tempo real, pois todas as informações chegarão de forma integrada”. Essa tecnologia, segundo Mello, é uma das mais modernas do mundo na aferição de impostos.

Disponibilidade do programa e impacto social

Após a exibição na TV Brasil, o DR com Demori ficará disponível no YouTube, no aplicativo TV Brasil Play, além de estar acessível em formato de podcast no Spotify e na Rádio MEC. O programa tem como objetivo promover um diálogo aprofundado com personalidades de diferentes áreas, de ministros de tribunais superiores a artistas de destaque.

Sobre o programa

O Dando a Real com Leandro Demori busca refletir temas relevantes por meio de entrevistas com convidados renomados. Nomes como Gilmar Mendes, Erika Hilton, José Dirceu, Caio Blat, Zélia Duncan e Roger Waters já participaram do projeto.

Como assistir

Para acompanhar a programação ao vivo ou on demand, o público pode sintonizar a TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura ou parabólica. Mais informações em https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar. O programa vai ao ar nesta terça-feira às 23h e, na quarta-feira, às 4h30, na mesma emissora.

Contatos e redes sociais da TV Brasil

Site oficial: https://tvbrasil.ebc.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/tvbrasil

Instagram: https://www.instagram.com/tvbrasil

Twitter: https://x.com/TVBrasil

TikTok: https://www.tiktok.com/@tvbrasil

TV Brasil Play: http://tvbrasilplay.com.br

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes