Dados recentemente vazados sobre a Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) revelam que quase três quartos dos detidos não têm condenação criminal, o que põe em xeque a promessa do ex-presidente Donald Trump de remover “milhões e milhões de alienígenas criminosos”. O relatório divulgado pelo Cato Institute, um think tank libertário, expõe a disparidade entre a retórica da administração e os resultados reais.
Divergência entre retórica e realidade
Desde 1º de outubro, 73% das pessoas que foram detidas pela ICE não tinham condenações criminais. Além disso, quase metade não possui nem uma condenação nem acusações pendentes, enquanto apenas 5% tinham condenações violentas. O estudo do Cato também indica que a ICE deteve quase o mesmo número de pessoas por infrações de imigração, como entrada ou reentrada ilegal, do que por crimes violentos.

A crítica de especialistas
David Bier, diretor de estudos de imigração do Cato, comentou: “A agenda de deportação do presidente Trump não corresponde às promessas de campanha e à retórica de seus oficiais. Estão desviando recursos da tarefa de enfrentar verdadeiras ameaças à segurança pública, sejam elas provenientes de imigrantes ou de cidadãos americanos. A ICE deveria redirecionar seus recursos para ameaças reais à segurança pública.”
Pesquisas de dados anteriores já mostravam problemas semelhantes nas operações da Patrulha Fronteiriça dos EUA na Carolina do Norte, com dados sugerindo que um número considerável de detidos também não tinha antecedentes criminais.
Aumento nas detenções sem condenações
A análise revelou que a mudança nas detenções começou a aumentar após 26 de abril de 2025, quando a Casa Branca intensificou as detenciones em massa. Em comparação ao período de outubro de 2024 a abril de 2025, 80% do aumento nas entradas diárias no ICE desde outubro foi de pessoas sem condenação criminal.

Outras análises, como a realizada pelo Departamento de Justiça, corroboraram esses padrões, indicando que, até o final de julho, 67% das detenções de ICE eram de pessoas sem antecedentes criminais.
A resposta da administração Biden
Já sob o governo de Joe Biden, as detenções de imigrantes sem histórico criminal caíram drasticamente, com apenas 10% das prisões envolvendo indivíduos sem condenação. O contraste é chocante: os dados da ICE mostraram que as detenções de imigrantes sem condenação criminal aumentaram 571% desde janeiro.

Com dados de condenações sob a gestão da administração Trump, 70% de todos os deportados em novembro de 2025 não tinham condenações, e 43% não possuíam qualquer acusação.
A equipe do Daily Beast tentou entrar em contato com o Departamento de Segurança Interna (DHS) e a Casa Branca para comentários sobre essa análise, mas até o momento não obteve respostas.
Esses dados vazados não apenas expõem importantes falhas na política de imigração, mas também levantam questionamentos sobre a forma como a administração lida com questões de segurança e ordem pública. A disparidade entre o discurso e a prática continua a ser uma preocupação central na discussão sobre imigração nos Estados Unidos.


