Brasil, 25 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

17 filmes clássicos que foram fracassos de bilheteria na estreia

As histórias por trás dos filmes muitas vezes revelam detalhes surpreendentes, como mudanças de roteiro, atores que quase não participaram e cenas excluídas. No entanto, uma das revelações mais chocantes é que alguns filmes hoje considerados clássicos não fizeram sucesso inicialmente nas bilheterias. A seguir, apresentamos 17 filmes icônicos que, para nossa surpresa, foram flopês de bilheteria na época de seu lançamento.

Clássicos que decepcionaram financeiramente na estreia

Fight Club (1999)

Apesar de se tornar um filme cult, “Fight Club”, dirigido por David Fincher, não conquistou um grande público inicialmente, tendo um desempenho modesto nas bilheterias, embora hoje seja considerado uma obra-prima do cinema contemporâneo. Segundo dados da Box Office Mojo, sua arrecadação mundial foi menor do que o esperado na época.

Citizen Kane (1941)

Frequentemente citado como um dos maiores filmes de todos os tempos, “Cidadão Kane” teve uma estreia modesta e não conseguiu atrair grandes audiências inicialmente, apesar de sua inovação narrativa e técnica. Sua importância só foi reconhecida posteriormente por críticos e cineastas.

Blade Runner (1982)

O clássico de Ridley Scott, embora hoje considerado uma obra-prima de ficção científica, enfrentou fracasso de bilheteria na estreia, devido a uma campanha de marketing fraca e concorrência forte na época.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Embora hoje seja um filme de animação cult, “The Nightmare Before Christmas” foi um sucesso de crítica, mas não de público inicialmente, com baixos rendimentos comerciais nos cinemas.

O Gigante de Aço (1999)

O filme de animação “The Iron Giant” também foi um fracasso inicial, mas posteriormente conquistou um status de clássico cult, graças ao boca a boca e sua edição em vídeo.

Hocus Pocus (1993)

Hoje uma película de Halloween queridinha, “Hocus Pocus” teve uma estreia fraca, inicialmente não atraindo muitas pessoas ao cinemas, mas ganhou popularidade anos depois.

Dazed and Confused (1993)

Dirigido por Richard Linklater, o filme não teve grande sucesso de bilheteria na estreia, tornando-se posteriormente uma obra cult, muito apreciada por um público mais nichado.

A Rede de Mentiras (The Shawshank Redemption) (1994)

Embora hoje seja uma das mais exaltadas pelo público e críticas, “The Shawshank Redemption” teve uma recepção morna inicialmente, atingindo sucesso apenas com o tempo e edições em vídeo.

A Princesa Prometida (1987)

Este clássico de fantasia também foi um fracasso na bilheteria inicial, sendo resgatado pelo boca a boca e por sua forte presença na TV e entre fãs de cinema.

É uma Vida Maravilhosa (It’s a Wonderful Life) (1946)

Durante anos considerado um fracasso nos Estados Unidos, o filme ganhou status de clássico graças às exibições de TV e ao reconhecimento de seu valor artístico.

Donnie Darko (2001)

Considerado agora um filme cult, “Donnie Darko” não teve sucesso comercial na estreia, atingindo um público menor inicialmente.

Labirinto (1986)

Com David Bowie, “Labirinto” não obteve grande sucesso inicialmente, sendo revalorizado com o tempo, principalmente pelo público jovem.

Josie and the Pussycats (2001)

A comédia musical foi um fracasso de bilheteria, mas acabou ganhando um culto de fãs por sua alienação e humor irreverente.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & the Chocolate Factory, 1971)

Apesar de hoje ser um clássico, o filme não foi um sucesso de bilheteria na época, sendo valorizado posteriormente pelos fãs de cinema infantil.

O Grande Lebowski (1998)

Outro exemplo de obra que fracassou inicialmente, “The Big Lebowski” conquistou uma legião de fãs com o tempo, tornando-se um ícone da cultura pop.

O Iluminado (The Shining, 1980)

Embora seja uma das obras mais conhecidas de Stephen King e Kubrick, não teve sucesso imediato no seu lançamento, tendo sucesso de crítica posteriormente.

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939)

Hoje considerado um dos maiores filmes da história, sua estreia foi modesta, eventualmente se tornando um ícone cultural mundial. Fonte.

O que aprendemos com esses fracassos e sucessos

Essas obras mostram que o sucesso de um filme pode não estar garantido na estreia, muitas vezes levando anos para alcançar reconhecimento e status de clássico. A popularidade crescente, o boca a boca e a redefinição do impacto cultural são fatores essenciais para o reconhecimento final dessas obras.

Além de refletir sobre o poder do tempo na validação artística, esses exemplos reforçam a importância de um olhar crítico e a compreensão de que o cinema é uma arte que evolui com o público.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes