Brasil, 31 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Flávio Bolsonaro contribui para prisões do pai, Jair Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro teve papel crucial nas prisões do ex-presidente Jair Bolsonaro, conforme decisões do STF.

No cenário político brasileiro, as crises se entrelaçam de maneira complexa, e uma das mais recentes envolve diretamente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ). As prisões do ex-presidente, a primeira em agosto sob regime domiciliar e a mais recente no último sábado, 21 de novembro, tiveram um ponto em comum: a participação ativa do senador Flávio, que foi mencionado nas decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como um elemento que contribuiu para o descumprimento de medidas judiciais e colocou em risco a ordem pública.

O papel de Flávio na mobilização de apoiadores

A nova ordem de prisão preventivas de Jair Bolsonaro se deu em virtude da participação de Flávio na convocação de uma vigília de apoiadores. Segundo relatos, o senador usou suas redes sociais para incitar um grande número de pessoas a se dirigi ao Condomínio Solar de Brasília, onde seu pai estava cumprindo medidas cautelares, o que motivou a ação da Polícia Federal (PF). Os investigadores argumentaram que a mobilização poderia resultar em tensão e comprometer a segurança de todos os envolvidos, incluindo o ex-presidente.

Decisão judicial e riscos associados

A decisão de Moraes para a prisão preventiva de Jair Bolsonaro foi fundamentada no entendimento de que a atuação de Flávio tinha características semelhantes às ações de uma organização criminosa, cuja investigação envolve a tentativa de golpe de Estado em 2022. A PF elencou que a convocação poderia dar origem a um acampamento, semelhante aos que ocorreram em frente a quartéis no final do ano passado, com “efeitos e consequências imprevisíveis”. Unindo forças, a Procuradoria Geral da República também endossou essa avaliação.

Ligação entre as prisões e as postagens de Flávio

Vale ressaltar que a primeira prisão, ocorrida em agosto, também teve como pano de fundo a ação de Flávio. Na ocasião, o senador publicou um vídeo onde Jair Bolsonaro conversava com manifestantes, mesmo estando sob medidas restritivas que o proibia de participar de atos públicos. A prática foi vista como uma tentativa de desrespeitar as ordens judiciais. Moraes, em sua decisão, disse que a postagem dele indicava uma estratégia de influência e pressão sobre o Judiciário.

Publicação apagada e sua repercussão

Após a repercussão negativa do vídeo, Flávio apagou a publicação, o que, segundo Moraes, indicava um esforço para ocultar sua infração às normas estabelecidas. Para o ministro do STF, essa ação demonstra uma preocupação em estimular o apoio de seus apoiadores a agir contra as decisões judiciais. Exemplificando com outra postagem que ainda estava ativa, Flávio agradeceu aos Estados Unidos, uma atitude que foi interpretada como um ato de desafio às autoridades brasileiras.

Reincidência nas atitudes e o impacto na decisão judicial

As ações repetidas de Flávio Bolsonaro foram explicitamente mencionadas nas decisões judiciais que levaram à prisão de Jair Bolsonaro. O STF e a PF continuaram a considerar a reincidência nas condutas do senador como motivação suficiente para a adoção de medidas severas contra o ex-presidente.

O ministro Alexandre de Moraes enfatizou que atitudes que promovem a desordem e afrontam a Justiça são inaceitáveis e devem ser tratadas com severidade.

Atualmente, Jair Bolsonaro se encontra em uma sala da PF, após a sua saída do regime de prisão domiciliar. As ações de seu filho, Flávio, têm gerado um ambiente tensional que promete repercussões futuras no já conturbado cenário político brasileiro. A aliança entre pai e filho, que outrora parecia inquebrantável, agora é ensombrada pela necessidade de medidas judiciais que visam manter a ordem pública.

O desenrolar desse caso continua a ser acompanhado de perto, revelando não apenas as intrigas da política nacional, mas também as consequências das alianças e desavenças familiares dentro do cenário político.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes