Durante o Fórum de Investimentos EUA–Arábia Saudita, Elon Musk afirmou que, no futuro dominado pela inteligência artificial, o trabalho será opcional e o papel do dinheiro desaparecerá. Segundo o empresário, máquinas capazes de produzir praticamente tudo tornarão a atividade laboral algo semelhante a um hobby.
Inteligência artificial mudará o mercado de trabalho
Musk destacou que, com o avanço da IA e automação, as máquinas irão substituir grande parte dos empregos tradicionais. Ele afirmou que isso acontecerá devido à capacidade das máquinas de produzir quase tudo, embora ainda haja limitações relacionadas à energia e à matéria. “Em algum momento, o dinheiro se tornará irrelevante”, declarou.
Ficção científica como inspiração
O bilionário citou a série de livros “A Cultura”, do escritor escocês Iain Banks, que retrata sociedades pós-escassez onde a inteligência artificial fornece recursos ilimitados. Para Musk, a ficção traz uma visão de um futuro positivo com IA, onde a abundância se torna realidade.
Trabalho como atividade de lazer
Musk reforçou que o trabalho, como conhecemos, deverá desaparecer, sendo substituído por atividades de lazer ou hobbies. Ele usou uma metáfora: cultivar vegetais no quintal, apesar da dificuldade maior do que comprar no mercado, é feito por quem gosta. Assim, o trabalho será opcional — uma escolha pessoal.
Implicações sociais e econômicas
Ao reafirmar seu posicionamento, Musk disse em rede social X (antigo Twitter): “IA e robôs vão substituir todos os empregos. Trabalhar será opcional, como plantar seus próprios vegetais.” A afirmação gerou debates entre internautas, alguns críticos, outros mais otimistas. Alguns compararam a visão de Musk a uma fantasia similar às descrições de Orwell em “1984”.
Renda universal de alta e futuro incerto
Ao longo dos últimos meses, Musk tem defendido a ideia de uma economia completamente automatizada. Ele acredita que a erradicação da pobreza só será possível com robôs avançados e que o governo deverá distribuir uma renda universal de alta quando todas as tarefas produtivas forem realizadas por máquinas. Segundo ele, essa “renda alta” permitiria a qualquer pessoa acessar bens e serviços de forma ilimitada, embora reconheça que o caminho até lá será traumático e disruptivo.
Especialistas alertam que investimentos em IA podem estar chegando a um ponto de irracionalidade, podendo até gerar crises financeiras, como apontado por líderes de empresas de tecnologia. No entanto, Musk acredita que essa transição trará uma nova era de prosperidade e abundância para toda a humanidade.
Mais informações e análises podem ser encontradas no link sobre inteligência artificial.


