Brasil, 20 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Chuva provoca estragos em Salvador com acumulado recorde

Em 24 horas, Salvador ultrapassou a média esperada para todo mês de novembro devido às intensas chuvas.

Nos últimos dias, Salvador enfrentou um forte episódio de chuvas que resultou em severos estragos na cidade. Em apenas 24 horas, o acumulado de chuva atingiu 110 milímetros em alguns pontos, superando a previsão para todo o mês de novembro, que era de 108,2 milímetros. Com isso, a Defesa Civil (Codesal) entrou em alerta, especialmente após a cidade registrar 80 milímetros em apenas uma hora, o que representa 75% do esperado para o mês inteiro.

Desastres e Impactos na Cidade

Os efeitos das chuvas já são visíveis em várias regiões da cidade. O bairro de Sussuarana foi um dos mais afetados, onde diversas ruas se transformaram em verdadeiros rios, causando alagamentos em casas e deslizamentos de terra. Um muro desabou na localidade, atingindo dois carros estacionados, mas felizmente não há registro de desabrigados ou desalojados nesta situação crítica.

De acordo com a subcoordenadora da Defesa Civil, Alana Matos, a frente fria que provocou essas chuvas intensas teve origem no sul do Brasil e avançou pela costa até chegar à Bahia. “A expectativa é que essa situação persista até sexta-feira, mas a partir de sábado as chuvas devem perder intensidade”, comentou Alana, ressaltando que a população deve continuar atenta aos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Alertas e Previsões

Nesta sexta-feira, 21 de novembro, Salvador segue sob alerta laranja do Inmet, que indica um risco elevado devido ao acúmulo de chuvas. A previsão é que sejam registrados até 100 milímetros adicionais e ventos que podem alcançar 60 km/h. É um período crítico, especialmente para a população que vive em áreas de risco, que deve estar atenta e preparada para possíveis evacuções.

Eventos Cancelados e Impactos na Cultura Local

A forte chuva não teve apenas impactos na infraestrutura e segurança da população, mas também na cultura local. O cantor Leo Santana, que tinha um show gratuito programado para o centro de Salvador, precisou adiar o evento devido às condições climáticas adversas. O show, que ainda seria gravado para um projeto audiovisual em celebração aos 20 anos de carreira do artista, foi remarcado para o domingo, 23 de novembro, e contará com participações de grandes nomes como Ivete Sangalo e Thiaguinho.

Em uma declaração emocionante aos fãs, Leo Santana destacou a importância da segurança: “Já deixou de ser algo que a gente pode controlar, porque já envolveu a segurança das pessoas que estão trabalhando aqui”, disse, referindo-se aos diversos profissionais envolvidos no evento. A segurança do público e da equipe sempre deve ser a prioridade em situações como essa.

Estado de Alerta na Bahia e em Outros Estados

A situação em Salvador é sintoma de um quadro mais amplo. Em todo o estado da Bahia, apenas 73 cidades não estão sob alerta laranja do Inmet, com um total de 344 municípios recebendo advertências devido às chuvas. Cidades da Região Metropolitana, Recôncavo Baiano, sudoeste, oeste e norte estão entre as mais afetadas. Por outro lado, apenas municípios do extremo sul, como Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, não estão sob o efeito dessa frente fria, que também impacta outros estados como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, São Luís e Tocantins.

Com as previsões de chuvas se estendendo até a próxima semana, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de risco e mantenha-se informada sobre a situação climática. Além disso, os serviços de emergência estão em alerta máximo para ajudar a população a lidar com as consequências naturais desse evento climático extremo.

O cenário atual em Salvador é um lembrete da vulnerabilidade das grandes cidades frente a eventos meteorológicos extremos. A população deve se preparar e agir com cautela, enquanto as autoridades trabalham para garantir a segurança de todos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes