Na manhã desta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido no Palácio da Alvorada com o advogado-geral da União, Jorge Messias. O principal foco dessa reunião é a definição e anúncio da indicação de Messias para a vaga que foi aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é alta entre os aliados de Lula, que aguardam o anúncio antes que o presidente viaje para a cúpula do G20, marcada para ocorrer na África do Sul.
Expectativas em torno da indicação de Messias
A reunião de Lula com Messias ocorre em um momento estratégico, uma vez que o presidente indicou, em conversa realizada na última segunda-feira com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que pretende fazer o anúncio ainda hoje. Essa preferência pelo advogado-geral da União vem gerando discussões entre os aliados do governo, com a expectativa de que Messias seja o escolhido para ocupar o cargo no STF.
Na mesma conversa, Pacheco, que é um nome considerado favorito para a indicação, demonstrou ao presidente que a sua intenção é encerrar sua vida pública ao final do mandato, que se findará em 2026. Isso pode abrir espaço para o advogado atuar na alta corte, mesmo que inicialmente o senador tivesse a expectativa de ser o escolhido.
Processo de aprovação no Senado
Se confirmada a indicação de Jorge Messias para o STF, ele precisará passar por um processo de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A aprovação final requer a obtenção do voto favorável de pelo menos 41 parlamentares no plenário. Historicamente, o Senado só barrou três indicações para o STF, sendo a última em 1894, durante a Primeira República e o governo de Floriano Peixoto.
Alerte entre aliados do governo
A recente votação no Senado que confirmou a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, acendeu um sinal de alerta entre os aliados do governo. Com uma votação de 45 a 26, esse foi um dos placares mais apertados desde a redemocratização, levantando questões sobre a segurança das futuras votações no Senado, especialmente no que diz respeito à indicação de membros para o STF.
Agenda de Lula e compromissos futuros
Ontem, o presidente passou o dia em Belém em reuniões relacionadas à COP30. Na manhã de hoje, Lula deve permanecer na capital federal antes de viajar à tarde para São Paulo, onde participará da cerimônia de abertura do Salão do Automóvel. Após esse compromisso, ele embarcará para a África do Sul, com previsão de retorno ao Brasil na próxima terça-feira, completando também uma visita a Moçambique como parte de sua agenda de viagens.
Essa movimentação política e as decisões que Lula deve tomar nas próximas horas podem impactar significativamente o cenário jurídico e político do país. A expectativa da escolha de Messias, um nome que já tem atuado em funções relevantes no governo, traz uma nova dinâmica à composição do STF, que desempenha um papel crucial nas decisões legais e constitucionais do Brasil.
Com todo esse contexto, a próxima semana promete ser um período de atenção redobrada para acompanhar os desdobramentos acerca da indicação de Messias e seus possíveis reflexos na política brasileira.


