Brasil, 20 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lula celebra recuo dos EUA em tarifas e negociações com Trump

Durante evento em São Paulo, Lula comemorou o afrouxamento das tarifas estadunidenses e destacou a importância da confiança nas relações internacionais

Durante sua participação no Salão do Automóvel, em São Paulo, nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar satisfeito com a retirada das tarifas extras impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo Lula, o recuo anunciado por Donald Trump demonstra avanço nas negociações bilaterais entre os dois países.

Reconhecimento ao recuo nas tarifas dos EUA

“Hoje eu tô feliz porque o presidente Trump já começou a remover algumas taxações que eles tinham feito em alguns produtos brasileiros”, declarou Lula, ao comentar as mudanças na política comercial americana. A decisão, segundo o presidente brasileiro, traz alívio para o setor exportador nacional.

Impacto mundial e postura cautelosa

Lula também comentou o impacto da elevação de tarifas que os Estados Unidos tinham anunciado anteriormente. “Naquele momento, todo mundo entra em crise, todo mundo fica nervoso”, afirmou, destacando a importância de esperar o momento adequado para agir com racionalidade. “Eu não costumo tomar decisão quando tô com 39º de febre. Eu espero a febre baixar”, brincou.

A importância da confiança nas relações exteriores

O presidente ressaltou que ações desse tipo dependem da construção de confiança entre as nações. “Essas coisas vão acontecer na medida em que a gente consiga calcar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita”, enfatizou Lula, reforçando a necessidade de diálogo e respeito mútuo nas relações internacionais.

Perspectivas futuras

De acordo com analistas, a diminuição das tarifas pode abrir caminho para um relacionamento mais amistoso entre Brasil e EUA, além de favorecer exportações brasileiras e fortalecer a parceria econômica bilateral. O governo brasileiro segue acompanhando de perto os desdobramentos dessas negociações, buscando ampliar espaços de diálogo com Washington.

Para mais detalhes sobre as negociações e o impacto na economia brasileira, acesse esclarecimentos do portal IG.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes