Brasil, 25 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mobilização de pais tenta evitar fechamento de creches na zona sul de SP

Pais de crianças se unem para impedir fechamento de duas creches em São Paulo, alegando falta de demanda não justificada.

Nos últimos dias, a cidade de São Paulo tem sido palco de uma intensa mobilização por parte de pais de crianças matriculadas em duas creches da Zona Sul: o CEI Jardim das Hortênsias e o CEI Jardim dos Pinheiros. A Prefeitura de São Paulo anunciou o encerramento do convênio com essas instituições, alegando falta de demanda. No entanto, as famílias discordam dessa avaliação e, até o momento, já conseguiram reunir mais de 2,3 mil assinaturas em um abaixo-assinado que pede a reversão da decisão.

A situação das creches afetadas

Localizadas em um raio de apenas 2 quilômetros de distância uma da outra, as creches atendem atualmente 396 crianças e empregam 86 funcionários. Com a decisão de fechamento, os pais foram informados de que seus filhos precisarão ser transferidos para outras unidades, o que tem gerado apreensão e tristeza entre as famílias afetadas.

Leandro Castro, pai de um aluno, relatou a situação delicada que os professores estão enfrentando: “A gente percebeu as professoras muito chorosas, se isolando em cantos, e quando pegavam as crianças no colo, percebemos que não era normal”. Ademilza Dourado, que é professora em uma das unidades e também mãe de uma criança matriculada, compartilha do mesmo sentimento: “Pegamos essa notícia de surpresa. Eu, como mãe, estou muito triste. Como professora, pior ainda. Criamos vínculos e laços”.

A resposta da prefeitura

A Secretaria Municipal da Educação, por sua vez, se manifestou informando que todas as crianças das duas creches afetadas têm vagas garantidas na rede municipal para o ano de 2026. Além disso, a pasta assegura que as crianças serão atendidas em unidades próximas e destacou que, pela quinta vez consecutiva, a cidade não possui fila de espera para creches.

Entretanto, essa resposta não tem sido suficiente para acalmar os pais, que questionam a lógica por trás do fechamento das instituições, especialmente em um momento onde a demanda por vagas em creches ainda é um tema relevante. A insatisfação se intensifica pelo fato de que, para muitas famílias, a relação construída com educadores e com a própria instituição vai além dos muros da creche — é uma questão de cuidado, confiança e estabilidade para o desenvolvimento das crianças.

O movimento por justiça e continuidade

Com o abaixo-assinado em andamento, os pais se articulam não apenas para tentar reverter a decisão da prefeitura, mas para sensibilizar a população sobre a importância da educação infantil e os impactos que o fechamento das creches pode causar na vida de muitas famílias. “Nós queremos que o governo nos ouça. A educação é um direito de todos e não podemos permitir que essas instituições sejam fechadas sem uma justificativa clara e adequada”, destacou uma das mães envolvidas na mobilização.

Além disso, a situação destaca um problema mais amplo que permeia a gestão pública: a falta de diálogo entre os responsáveis pela política educacional e as famílias que dependem desses serviços. Essa desconexão pode resultar não apenas na desinformação, mas também na desconfiança por parte da comunidade em relação às decisões tomadas pela administração municipal.

O futuro das creches na Zona Sul

A mobilização dos pais para impedir o fechamento das creches é um reflexo da luta contínua por direitos fundamentais relacionados à educação. As crianças que frequentam o CEI Jardim das Hortênsias e o CEI Jardim dos Pinheiros não são apenas números em uma estatística, mas indivíduos com sonhos e potencial que podem ser impactados negativamente por mudanças repentinas em sua rotina educacional.

Enquanto os pais continuam a coleta de assinaturas e a mobilização de apoio, a expectativa é que a prefeitura reconsidere sua decisão e dialogue com a comunidade. O que está em jogo vai muito além de uma simples transferência de crianças para outras unidades — trata-se de assegurar que a educação infantil de qualidade e os laços formados nas creches da região sejam preservados. Em tempos de tantas incertezas, um apelo por continuidade e por um futuro educacional sólido é mais do que justo.

Com o desenvolvimento dessa história, o olhar atento da sociedade se volta para o acompanhamento das decisões pelo poder público e pela resolução deste impasse que afeta diretamente o futuro das famílias da Zona Sul de São Paulo.

Para mais informações sobre a mobilização e o abaixo-assinado, acesse a fonte.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes