Brasil, 28 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

STJ atualiza base de dados com julgamento sobre remição de pena por estudo a distância

Novas informações do STJ esclarecem requisitos para a remição de pena por estudo a distância no sistema prisional

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) atualizou a base de dados de Repetitivos e IACs Anotados, trazendo detalhes sobre o julgamento dos Recursos Especiais 2.085.556, 2.086.269 e 2.087.212. Essas decisões abordam a necessidade de integração do curso ao projeto pedagógico do sistema prisional para que seja possível a remição da pena por estudo a distância, mediante comprovação de frequência e realização das atividades.

Regramento para remição de pena por estudos à distância

As decisões do STJ reforçam que, para que o condenado possa remitir a pena por estudar de forma remota, é obrigatória a prévia incorporação do curso ao projeto político-pedagógico da unidade prisional ou do sistema de forma geral. Além disso, é fundamental que haja comprovação de frequência às atividades e realização das tarefas previstas pelo sistema.

Plataforma de acompanhamento e pesquisas

A página de Precedentes Qualificados do STJ oferece informações atualizadas sobre tramitação dos recursos repetitivos, como afetação, desafetação e suspensão de processos, possibilitando buscas por palavras-chave e diferentes critérios de pesquisa. Entre os recursos disponíveis, destacam-se também os recursos repetitivos, controvérsias, incidentes de assunção de competência, suspensões em demandas repetitivas e pedidos de uniformização de interpretação de lei.

Já o portal Repetitivos e IACs Anotados disponibiliza os acórdãos publicados, organizados por ramo do direito e temas específicos, de acordo com o rito estabelecido na Lei nº 13.105/2015, que regula o Processo Civil.

Impactos da decisão e próximos passos

A atualização reforça a importância da integração do projeto pedagógico com a sistemática de remição para garantir a validade do estudo remoto. Segundo o STJ, as próximas etapas envolverão a disseminação dessa orientação nas unidades prisionais e o aprimoramento dos processos de comprovação de estudo à distância, buscando ampliar o acesso à remição mediante a preparação adequada dos cursos e a fiscalização eficiente.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes