Brasil, 25 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governo amplia decreto de emergência e seca atinge 125 cidades no Piauí

O Governo do Piauí atualizou, nesta segunda-feira (17), o decreto que reconhece a situação de emergência causada pela seca em diversas regiões. A medida foi publicada no Diário Oficial e amplia o número de municípios incluídos na lista, que agora chega a 125 cidades.

O governador Rafael Fonteles afirmou que é um planejamento que envolve mais de R$ 1 bilhão de reais, desde ações emergenciais, como a Operação Carro-Pipa, até o sistema de abastecimento de água, as cisternas, as adutoras, as barragens, o investimento também na questão social para garantir renda para os produtores rurais que perderam sua produção, como é o caso do Garantia-Safra, também para as famílias abaixo da linha da pobreza, um outro auxílio emergencial.

“Então, sobre todos os aspectos, nós temos políticas públicas sendo executadas. É claro que a estiagem foi muito mais severa do que nós imaginávamos, é a maior dos últimos 10 anos e ainda persiste. Nesse momento, portanto, as ações continuam, o decreto de emergência foi renovado exatamente para garantir que não haja nenhuma descontinuidade nessas ações”, explicou Rafael Fonteles.

Municípios incluídos

Os últimos municípios a serem incluídos no decreto foram Campo Grande do Piauí, Oeiras, Palmeira do Piauí, Piripiri, Regeneração, Riacho Frio, Ribeira do Piauí e Wall Ferraz. Com isso, o Piauí tem, atualmente, 125 municípios em situação de emergência por conta da estiagem.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes