Brasil, 4 de fevereiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Onze azeites brasileiros estão entre os 100 mais premiados do mundo em 2025

Azeites de fazendas brasileiras conquistam destaque mundial na lista de prêmios da Evoo World Ranking de 2025

Onze azeites brasileiros estão entre os 100 mais premiados do mundo na lista de 2025 da Evoo World Ranking, divulgada nesta sexta-feira (14). A classificação, que reconhece as marcas com maior número de medalhas em concursos internacionais, destaca a qualidade dos azeites produzidos no Brasil.

A fazenda Estância das Oliveiras lidera o Brasil no ranking

Localizada em Viamão (RS), a Fazenda Estância das Oliveiras conquistou sete posições na lista, com azeites reconhecidos em diferentes categorias. Entre os destaques estão o Estância das Oliveiras Coratina, na 22ª posição, e o Estância das Oliveiras Signature no 26º lugar. A fazenda também aparece com azeites nas posições 29, 40, 43, 44 e 56.

Azeites de outras fazendas brasileiras também tiveram destaque no Top 100

Além da Estância das Oliveiras, a Essenza Agroecológico, de Santo Antônio do Pinhal (SP), incluiu três azeites na lista, sendo o Mantikir Summit Premium Blend de Campo, na 57ª colocação, seguido pelo Mantikir Coratina (71ª) e o Mantikir Grappolo (91ª). As Fazendas do Azeite Sabiá também aparecem com o Sabiá Blend de Terroir na posição 88.

Ranking mundial e a posição do Brasil

Na classificação geral das empresas mais premiadas do mundo, a Estância das Oliveiras ficou em terceiro lugar, atrás de uma empresa turca, a Nova Vera Gida ve Tarim San. Tic, e de uma portuguesa, a Gallo Worldwide. O ranking da Evoo é promovido pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos, Licores e Outros (WAWWJ), que avalia as marcas com maior destaque em concursos de azeites ao redor do planeta.

Sobre o ranking da Evoo World Ranking

A lista é elaborada com base na quantidade de medals conquistadas em concursos internacionais, sendo o Mario Solinas, do Conselho Internacional do Azeite, o mais importante. Para participar, as competições devem ser qualificadas e realizadas de forma presencial, excluindo avaliações virtuais ou classificações não oficiais.

Mais sobre os azeites brasileiros premiados

Segundo o G1, o Brasil teve 11 azeites entre os mais premiados mundialmente neste ano, consolidando sua posição no cenário internacional de azeites extravirgens de alta qualidade. Os resultados reforçam a crescente importância do setor agrícola brasileiro na produção de azeites premium, com potencial de expansão e reconhecimento global.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes