Brasil, 13 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Só haverá educação e saúde de qualidade quando o saneamento básico for implantado

As ações do Governador do Estado nas áreas da educação, da saúde e do saneamento básico são louváveis sob todos os aspectos. Nenhum antecessor de Rafael Fonteles trabalhou tanto esses setores quanto o atual Governador do Estado. Ele foi incansável, resoluto, pragmático e produtivo nessas áreas da estrutura física-social do Estado. E os frutos desse seu trabalho têm aparecido e é destaque na imprensa nacional, inobstante os pessimistas de plantão. Há os que procuram negar, desfazer, desmerecer e menosprezar os resultados do desempenho do Chefe do Poder Executivo, porém, não está havendo nenhuma repercussão no complexo social porque tantas são as ações que se torna muito difícil aos opositores negarem a realidade factível da produtividade com enorme saldo positivo a favor da sociedade que está satisfeita com os resultados materiais obtidos. Entretanto, enquanto há este reconhecimento da sociedade, setores conservadores históricos e críticos insistem em menosprezar o trabalho efetivo do Chefe do Poder Executivo estadual reconhecido nacionalmente.

Quanto à saúde, por exemplo, a construção da maternidade Evangelina Rosa é uma realização incontestável. Nenhum outro no Estado e no Nordeste dispõe de um Centro de Saúde de qualidade com as dimensões e grandeza do que está construído no Piauí. E ainda não funciona em seu todo, porém, já dá assistência médica a milhares de pessoas por mês. E imagine quando este Centro no Piauí estiver funcionando integralmente quantos piauienses não terão tratamento completo e realizado com enorme satisfação diferentemente de qualquer outra unidade fincada no Brasil e no Nordeste.

E essas ações do Governo do Estado se estendem pelo Piauí todo porquanto foram concebidas para assim ser trabalhado e executado. Esta maternidade será um Centro de referência para todo o Brasil. E assim é que equipes técnicas de outros Estados veem ao Piauí para conhecerem as múltiplas atividades médicas desempenhada pelo centro de referência piauiense.

A educação é outro mérito das ações do Governador e já com repercussão nacional e equipes de outros Estados veem aqui também buscar exemplos e conhecimento. Todas as unidades de educação do Estado funcionam em tempo integral, sendo motivo de atração de técnicos de outros Estados para retornarem aos seus Estados com os exemplos que aqui estão sendo construídos e realizados.

 Acho que nenhum outro Estado do Nordeste tem tanto alunos estudando na educação integral em todos os territórios de desenvolvimento. Até órgãos e instituições nacionais e transnacionais estão visitando o Estado para conhecerem a realidade e a qualidade do Ensino Integral praticado em todo o Piauí, que também é destaque nacional.

 No entanto, inobstante este enorme êxito na educação e na saúde, devo colocar que, embora este desempenho louvável nessas duas áreas, o saneamento básico não funciona regularmente, necessitando um trabalho  rigoroso – repito –  para a sensibilização e conscientização da sociedade. Inclusive para informá-la de que é bastante difícil e tolerável de que é contraditório dizer-se que há educação e saúde de qualidade quando o saneamento básico não existe no Estado, estando o Piauí na vigésima sétima posição entre os 27 Estados e o Distrito Federal em situação de saneamento básico de péssima qualidade.

 Entretanto, o Governador do Estado fez a maior revolução na área do saneamento porque transferiu ao setor privado a Concessão do Novo Marco Legal Regulatório do Saneamento Básico em Água e Esgoto nos 224 municípios no Estado.

Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras-APL, advogado da União (aposentado), Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos, atual Diretor-geral do Instituto de Saneamento Básico do Estado do Piauí.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes