Brasil, 13 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Corte brasileira promove debate sobre clima e direitos humanos na COP30

Justiça, clima e direitos humanos são temas em destaque na 30ª Conferência das Nações Unidas em Belém, com transmissão ao vivo pelo YouTube

Nesta quinta-feira (13), a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém até 21 de novembro, promove o Dia da Justiça, do Clima e dos Direitos Humanos. Em painéis ao vivo, autoridades do Poder Judiciário brasileiro e internacional discutem a crise climática e a atuação do sistema de justiça nesse contexto.

Debates e participações de autoridades de destaque na COP30

A abertura contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; do secretário-executivo das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell; e do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.

Além deles, participam da discussão o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, a ministra Regina Helena Costa e os ministros Sebastião Reis Júnior, Sérgio Kukina, Paulo Sérgio Domingues e Afrânio Vilela. A programação completa está disponível neste link.

Conteúdos sobre o meio ambiente e a COP30 disponíveis pelo canal do STJ

O canal do STJ no YouTube disponibiliza diversos conteúdos relacionados às questões ambientais, à COP30 e à atuação do tribunal em litígios ambientais, oferecendo uma plataforma de informação permanente sobre o tema.

Para aprofundar o debate, destaque-se uma entrevista com o professor Marcelo Suárez-Orozco, reitor da Universidade de Massachusetts Boston (EUA), que discute o impacto da crise climática. Assista à entrevista clicando na imagem abaixo:

Mais informações e toda a programação do evento podem ser acompanhadas no site oficial do STJ.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes