Em 2023, o Brasil liderou o ranking mundial de cirurgias plásticas, com cerca de três milhões de procedimentos, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética. Contudo, muitas clientes enfrentam decepções e problemas após os procedimentos estéticos, chegando à Justiça.
Casos de insatisfação e a jurisprudência do STJ
A reportagem especial produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ) relata a história de uma empresária que realizou uma lipoaspiração e teve sua expectativa frustrada, enfrentando dores e complicações. Casos como esse são frequentes na esfera judicial, e muitos chegam até o corte superior.
Direitos do paciente e deveres do profissional
O entendimento do STJ reforça que há limites e responsabilidades na realização de cirurgias plásticas, sobretudo na divulgação de resultados e na assistência ao paciente. O profissional deve informar claramente os riscos do procedimento e garantir a compra de expectativas reais
, afirmou o ministro relator do tribunal, durante uma sessão.
Vídeo explica o tema
Clique na imagem para assistir à reportagem:
Outras reportagens sobre o tema
Aproveite para conferir outras reportagens especiais na playlist do canal do STJ no YouTube.
Para entender melhor a jurisprudência do tribunal sobre procedimentos estéticos, acesse a matéria completa no site do STJ.














