Na sexta-feira, senadores democratas nos Estados Unidos propuseram aos republicanos um acordo para acabar com o maior shutdown da história do país. A proposta prevê que os democratas votariam para reabrir o governo em troca de uma extensão de um ano dos subsídios de seguro de saúde que estão por expirar.
Proposta democrata para desafiar o impasse orçamentário
O plano dos democratas inclui uma extensão permanente dos créditos fiscais relacionados ao cuidado de saúde, além da revogação de cortes no Medicaid implementados pelos republicanos neste verão. A proposta também sugere novas limitações à capacidade do presidente Donald Trump de realizar cortes de gastos por meio de rescissões.
Segundo o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, a oferta representa uma tentativa de retomar o diálogo após várias derrotas nas votações anteriores. “Depois de tantas tentativas fracassadas, é claro que precisamos tentar algo diferente”, afirmou Schumer na sexta, enfatizando que basta aos republicanos aceitarem “estender a lei atual por um ano”.
Reações e obstáculos na aprovação
Não está claro se os republicanos aceitarão a proposta de Schumer. O senador republicano Mike Rounds (Dakota do Sul) declarou ao HuffPost que a decisão dependia de como os democratas “tratam a Emenda Hyde”, que veta o uso de fundos federais para abortos.
Já o senador R. Marshall, do Kansas, classificou a proposta de uma “ideia horrível”, enquanto um assessor da liderança republicana criticou a iniciativa, acusando os democratas de “se negociarem sozinhos” e de demonstrarem “desespero”.
Impactos do impasse orçamentário
O atraso no financiamento do governo tem agravado os efeitos na população, incluindo milhões de famílias sem benefícios alimentares e centenas de milhares de funcionários federais trabalhando sem pagamento. Além disso, centenas de voos têm sido cancelados ou atrasados devido à falta de controle de tráfego aéreo.
Embora os benefícios do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) estejam ameaçados para mais de 20 milhões de famílias, os democratas continuam focados na prorrogação dos subsídios do Affordable Care Act, que ajuda mais de 20 milhões de americanos a pagar seus seguros de saúde.
Perspectivas futuras
Schumer afirmou que sua proposta também inclui a criação de um comitê bipartidário para negociar uma futura solução de saúde. O impasse permanece, e o desfecho do shutdown ainda é incerto enquanto ambas as partes aguardam novas negociações, que podem definir o futuro da legislação de saúde e do funcionamento do governo federal.
Para saber mais, acompanhe as atualizações desta pauta, que certamente continuará a evoluir nos próximos dias.

