Na noite de terça-feira, Zohran Mamdani foi eleito prefeito de Nova York, marcando uma série de recordes históricos na cidade. Aos 34 anos, Mamdani se tornará o primeiro muçulmano, de origem sul-asiática, mais jovem e o primeiro socialista democrático a liderar Nova York. A vitória gerou reações diversas, especialmente por parte de Donald Trump, que não escondeu sua insatisfação nas redes sociais.
Reações de Trump às derrotas e à vitória de Mamdani
Trump, que apoiou o candidato Democrata Andrew Cuomo — adversário de Mamdani —, não escondeu sua frustração. Em uma postagem no Truth Social, afirmou: “TRUMP NÃO ESTAVA NA BALANÇA, E O FECHAMENTO DAS ATIVIDADES, FORAM OS DOIS MOTIVOS PELAS QUAIS OS REPUBLICANOS PERDERAM AS ELEIÇÕES HOJE À NOITE”, segundo dados de sondagens.
Depois, o ex-presidente fez um destaque sobre sua audiência: “ACABOU DE SAIR: A entrevista de Donald J. Trump no 60 Minutes, na CBS, domingo à noite, foi a mais assistida em ANOS!”
Discurso sobre reforma política e seu estilo polarizador
Trump também usou a plataforma para reforçar sua posição sobre a reforma eleitoral, defendendo o fim do filibusto: “Aprovar Reforma Eleitoral, Identidade Eleitoral, Sem Votos por Correspondência. Salvar nosso Supremo Tribunal de ‘Cheio de pessoas’ e impedir a adição de dois novos estados — TERMINEM O FILIBUSTRO!!!”
Para concluir sua sequência de mensagens, disparou: “… E ASSIM COMEÇA!”.
Reações à narrativa de Trump sobre Nova York e sua postura social
Na sua fala mais recente, Trump manifestou seu discurso populista ao afirmar que “nosso governo lutará contra proprietários maus, porque os Donald Trumps da nossa cidade se sentem com muita comodidade se aproveitando dos inquilinos”. Segundo ele, “vamos acabar com a cultura de corrupção que permite a bilionários como Trump escaparem de impostos e explorarem incentivos fiscais”.
Ele ainda reforçou o vínculo de Nova York com os imigrantes: “Nova York continuará sendo uma cidade de imigrantes. Uma cidade construída por imigrantes, alimentada por imigrantes, e, a partir de hoje, liderada por um imigrante”.
Reação visceral de Trump e expectativa de novas manifestações
Provavelmente, a reação de Trump a essa vitória e às declarações de Mamdani foi de frustração e irritação, o que deve gerar uma enxurrada de postagens nas redes sociais nas próximas horas. Sua postura polarizadora e reações acaloradas continuam marcando o perfil de sua comunicação na cena política.
Por enquanto, o clima sugere que a escalada de Trump nas redes sociais não vai desacelerar tão cedo, prometendo mais ataques e manifestações conflitantes nos dias que virão.


