Brasil, 31 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasileiros planejam gastar mais na Black Friday de 2025, aponta pesquisa do Google

Pesquisa do Google revela que 40% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday de 2025 e usam mais ferramentas digitais na preparação

Uma pesquisa realizada pelo Google em outubro com 2 mil brasileiros mostrou que 40% pretendem gastar mais na Black Friday de 2025 em relação ao ano passado. Além disso, 38% planejam comprar mais itens e, em média, investir em seis categorias diferentes, indicando uma mudança na forma de consumir na data.

Consumo mais planejado e digitalizado para a Black Friday 2025

Mais da metade dos entrevistados (59%) afirmou considerar adiantar parte das compras a partir de outubro, enquanto 35% já estão ativamente buscando ofertas. Segundo Gleidys Salvanha, diretora-geral de Varejo e Tech do Google Brasil, essa preparação reforça a importância da data para o consumidor e a adaptação do setor varejista às novas tendências digitais.

“Temos clientes com alta adoção de inteligência artificial e ferramentas digitais, inclusive exportando cases de sucesso”, destacou Gleidys. Essa maturidade digital permite uma maior personalização e ampliação das possibilidades de compra do consumidor.

Itens mais desejados e comportamento de consumo na Black Friday

Entre os produtos mais procurados, estão celulares (79%), perfumes (79%), roupas e acessórios (78%) e calçados (78%). Itens como airfryer (51%) e micro-ondas (43%) também estão na lista de desejos dos consumidores.

Dados do Google indicam ainda uma racionalização nas compras: o consumidor guarda os itens de maior valor para a última sexta-feira de novembro, buscando o maior desconto. Produtos de menor valor, por sua vez, são adquiridos durante o “Esquenta Black Friday” ou no 11 de novembro, conhecido como “Dia do Solteiro”.

Transformações na busca e diversidade de ofertas

Para 2024, o Google destaca uma mudança significativa na jornada do consumidor: a preferência por buscas de necessidade, chamadas “buscas longas”, em que descrevem problemas específicos, ao invés de simplesmente procurar por produtos. “As pessoas buscam por soluções, não apenas por itens”, explicou Gleidys.

Essa nova abordagem amplia as oportunidades para os lojistas, que podem oferecer uma variedade maior de produtos que atendam às necessidades específicas, utilizando cada vez mais a inteligência artificial na estratégia de vendas.

Preparativos do setor varejista para o fim de ano

Projeções indicam crescimento superior a 10% nas vendas de e-commerce durante o Natal e a Black Friday. Para atender a essa demanda, as empresas têm ampliado sua estrutura logística, com a abertura de centros de distribuição, incentivos à armazenagem e estratégias de entregas rápidas e eficientes.

Entre os maiores investimentos estão a contratação de temporários: a Amazon planeja contratar 13 mil trabalhadores, enquanto Shopee e Mercado Livre investem em cupons de desconto e novas parcerias, incluindo segmentos como farmácias.

Recuperação do comércio físico e o uso de IA na experiência de compra

Apesar da forte presença do comércio eletrônico, a pesquisa do Google aponta para uma retomada do físico como espaço de experiência, especialmente após o período de pandemia, quando as lojas físicas passaram a ser mais valorizadas pelo público.

Gleidys Salvanha também projeta que a inteligência artificial passará a automatizar tarefas como buscas e compras, facilitando ainda mais o processo de compra na Black Friday de 2025. Segundo ela, os testes com agentes de IA já começaram, e seu uso deve crescer no próximo ano.

“Os agentes estão chegando, e alguns clientes já estão testando esses recursos”, conclui a executiva.

Mais detalhes podem ser conferidos na matéria disponível no site do O Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes