Brasil, 28 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

STJ promove a 1ª Semana de Autocomposição em novembro

Evento organizado pelo Cejusc do STJ ocorre nos dias 13 e 14, com foco em soluções consensuais de conflitos e boas práticas na mediação

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizará a 1ª Semana de Autocomposição, evento liderado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) do tribunal. A iniciativa tem como objetivo incentivar e aprimorar métodos de resolução consensual de conflitos no âmbito do STJ e promover o uso de práticas de mediação e conciliação.

Participação e programação do evento

A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e da coordenadora-geral do Cejusc, ministra Nancy Andrighi. Ao longo do evento, serão discutidos temas como neurociência aplicada à conciliação, sistemas de solução de problemas jurídicos e acesso à Justiça no Brasil, e mapeamento de conflitos no Cejusc do STJ.

Atividades presenciais e virtuais

No dia 13 de novembro, as atividades acontecerão das 10h às 17h, na Sala de Reuniões Corporativas e na Sala de Videoconferências I, com uma oficina de justiça restaurativa na parte da tarde. O dia seguinte será dedicado a encontros presenciais, das 9h às 12h30, na Sala de Reuniões Corporativas.

Certificação e inscrições

Ao final do evento, os participantes receberão certificados de conclusão do curso de boas práticas para mediadores, oferecido pelo Cejusc do STJ. Para participar, é possível se inscrever tanto pelo formato presencial quanto virtual:

Público externo presencial – Educa ENFAM

Público externo online – Educa ENFAM

Perspectivas e impacto

A iniciativa reforça o compromisso do STJ em ampliar o uso de métodos alternativos de resolução de conflitos e fortalecer a cultura de autocomposição nas cortes superiores. Segundo o tribunal, a campanha busca melhorar o acesso à Justiça e difundir boas práticas na mediação, contribuindo para a diminuição do número de processos judiciais ajuizados.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes