Brasil, 31 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

João Fonseca dispara no ranking e faz história no tênis brasileiro

João Fonseca será confirmado como o 24º melhor tenista do mundo, igualando a histórica posição de Thomaz Koch.

O fenômeno do tênis brasileiro, João Fonseca, acaba de alcançar um feito memorável em sua carreira. O jovem de apenas 19 anos será confirmado como o 24º melhor tenista do mundo no próximo ranking divulgado pela ATP, na próxima semana. Com essa marca, o carioca faz história novamente, igualando a melhor posição de Thomaz Koch como o terceiro tenista melhor ranqueado do Brasil entre os homens, superando nomes como Carlos Kirmayr e Jaime Oncins.

Para a história do tênis brasileiro

João Fonseca subiu para a 28ª posição do ranking na última segunda-feira, após conquistar o mais importante título de sua carreira: o ATP 500 da Basileia, na Suíça. Com essa vitória, o tenista já havia superado a marca de grandes ícones do tênis brasileiro, deslocando nomes como Marcos Hocevar e Luiz Mattar para trás em sua ascensão na categoria.

Ranking virtual

Enquanto comemorava seu crescimento no ranking, João se viu na 24ª colocação devido a outras movimentações no ranking de seus rivais. Ele conseguiu 50 pontos ao vencer na primeira rodada do Masters 1000 de Paris, mas viu sua posição não mudar inicialmente. Coincidentemente, o adversário na estreia, Denis Shapovalov, estava um degrau acima dele no ranking.

Ajuda de canadense top-10

Depois de ser eliminado na segunda rodada do Masters, João tinha a esperança de que seus concorrentes diretos não progredissem no torneio para que sua posição na lista oficial pudesse ser consolidada. Isso, de fato, ocorreu, com Daniel Altmeier e Lorenzo Sonego sendo eliminados nas oitavas de final. A eliminação de Cameron Norrie, que também poderia ter avançado e desbancado o brasileiro, foi outra boa notícia. O que garantiu de vez a posição de João foi a vitória do canadense Félix Auger-Aliassime, atualmente nº 10 do mundo, que derrotou Valentin Vacherot nas quartas de final.

João ultrapassa Fininho

Com o feito recente, João Fonseca se tornou o 24º melhor tenista do planeta, superando Fernando Meligeni, que atingiu a 25ª posição em 1999. Além disso, a nova sensação do circuito igualou Thomaz Koch, uma lenda do tênis brasileiro, que fechou o ano de 1974 como número 24 da ATP, aos 29 anos. No topo da lista dos melhores brasileiros ainda estão Gustavo Kuerten, nosso eterno nº 1, e Thomaz Bellucci, que alcançou a 21ª colocação em 2010, aos 22 anos. Entre as mulheres, a melhor posição da era profissional pertence a Bia Haddad Maia, que chegou ao 10º lugar.

Cabeça-de-chave em Grand Slam

Após a desistência de participar do ATP 250 de Atenas, anunciada recentemente, João Fonseca depende de outros resultados para manter sua posição até o final da temporada, mas é certo que terminará dentro do top-30. Com essa classificação, o prodígio brasileiro se garante pela primeira vez como cabeça-de-chave de um torneio Grand Slam, que ocorrerá em janeiro de 2026, no Aberto da Austrália.

Com aprontando a história do tênis brasileiro, João Fonseca se torna uma referência e inspiração para muitos jovens atletas. O futuro parece brilhante para esse talento que, a passos largos, busca deixar sua marca nas quadras e nos corações dos brasileiros.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes