O governo do Distrito Federal (DF) anunciou que, entre 2024 e 2025, destinará mais de R$ 72 milhões para a expansão do metrô, com foco nas regiões de Samambaia e Ceilândia. Essa informação foi obtida pelo portal g1 por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Apesar do investimento substancial, as obras estão progredindo em um ritmo lento e, segundo a previsão atual, nenhum dos trechos deverá ser concluído até o término do mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Investimentos e projetos em andamento
O investimento total de R$ 72.128.348,90 será direcionado para a ampliação da Linha 1 do Metrô, que conecta a rodoviária do Plano Piloto às regiões periféricas. A expectativa era de que a extensão do metrô favorecesse um maior número de usuários, mas a ineficiência no andamento das obras tem gerado frustração em muitas comunidades.
A expansão tem um projeto emblemático que foi prometido por Ibaneis durante sua primeira campanha em 2018, quando a ampliação até a Asa Norte foi uma das bandeiras eleitorais. Desde então, esse assunto desapareceu das prioridades, deixando muitos a se perguntarem sobre o comprometimento real do governo com as melhorias no transporte público.
Problemas enfrentados nas obras
No caso de Ceilândia, o projeto original incluía a construção de 2,3 quilômetros adicionais de trilhos que deveriam agregar duas novas estações. A primeira estaria localizada entre as quadras QNO 5 e QNO 13, enquanto a segunda ficaria entre a QNO 7 e a QNO 15, próxima à BR-070, uma rota importante rumo à região de Águas Lindas (GO). Contudo, antes que o edital fosse lançado, a licitação foi suspensa em abril de 2024 pelo Tribunal de Contas do DF.
O governo havia alocado R$ 5 milhões para o projeto, mas, com a parada das atividades, os recursos não foram aplicados. Em resposta a essa suspensão, a assessoria do Metrô afirmou que os ajustes indicados pelo tribunal estão sendo realizados para que a licitação possa ser retomada, embora o g1 tenha solicitado esclarecimentos sobre as irregularidades e o Tribunal não tenha se manifestado de forma conclusiva, alegando que o caso está sob sigilo.
Andamento das obras em Samambaia
As obras em Samambaia começaram em fevereiro deste ano. O projeto contempla a construção de duas novas estações: uma nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na QS 107 e a outra no Centro Olímpico, localizado na QN 119. Além disso, está previsto o desenvolvimento de três subestações de energia para suportar a operação do novo trecho.
O contrato com o Consórcio CG JFJ, responsável pelas obras, foi assinado em março de 2024 e estabelece um prazo de 50 meses para a entrega final, ou seja, até maio de 2028. No entanto, até o momento, apenas a abertura dos canteiros de obras e a terraplanagem foram realizadas nas novas estações e subestações, como informado pelo Metrô-DF.
Expectativas e desafios
A lentidão no progresso das obras gera preocupação e críticas de moradores e especialistas em transporte público. A falta de entrega em prazos estabelecidos e a incerteza sobre recursos e licitações estão cada vez mais em evidência. Os cidadãos esperam que o governo atue de maneira proativa para garantir que o metrô do DF não só se expanda, mas que o faça de maneira eficaz e em consonância com as necessidades da população.
Enquanto isso, os desafios de ampliação e manutenção de melhorias no transporte público continuam sendo uma pauta crítica para o governo, especialmente no contexto de crescimento urbano e demanda por mobilidade na Região Metropolitana do DF. A população aguarda que recursos e promessas se transformem em ações concretas, e que o transporte público possa, um dia, se tornar uma real alternativa à mobilidade nas grandes cidades.
 
 
 
 

