Na terça-feira (28), a Nasa realizou o voo inaugural do X-59, aeronave experimental conhecida como “filho do Concorde”, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. O teste, com milhares de entusiastas presentes, marca um passo importante na retomada de voos supersônicos mais silenciosos.
Primeiro voo do X-59 e principais objetivos
Durante aproximadamente uma hora de voo, o X-59 percorreu um trajeto oval a cerca de 385 km/h, valor bem menor que sua velocidade máxima de Mach 1,5 — cerca de 1.488 km/h. Segundo a Nasa, o objetivo principal foi coletar dados sobre o desempenho dos sistemas de controle e estabilidade, preparando o avanço para voos em velocidades superiores.
Voando mais silencioso que o Concorde
Diferente do histórico Concorde, conhecido pelos estrondos sônicos que provocavam queixas e restrições em voos sobre áreas habitadas, o X-59 foi projetado para romper a barreira do som com um ruído quase insignificante, comparável ao som de uma porta de carro se fechando na vizinhança, conforme explicou Lori Ozoroski, gerente de projeto da NASA. Durante o teste, engenheiros registraram mais de 20 mil parâmetros de voo em 60 fluxos de dados diferentes, segundo Shedrick Bessent, engenheiro da NASA.
Construção e propósito da aeronave
Desenvolvido pela Lockheed Martin, o X-59 não será uma aeronave comercial, mas uma plataforma de pesquisa para estabelecer novos padrões de ruído em voo supersônico. A iniciativa visa convencer reguladores, como a FAA, a revisarem restrições vigentes desde 1973, que impedem voos supersônicos sobre terra devido ao barulho excessivo durante testes anteriores em Oklahoma City.
Perspectivas futuras na aviação
Nos próximos anos, o X-59 deverá sobrevoar comunidades nos Estados Unidos para avaliar a percepção do público quanto ao impacto acústico. Os dados serão compartilhados internacionalmente para ajudar na regulamentação de futuras aeronaves comerciais que voem além do som sem causar perturbações. Se bem-sucedido, o projeto pode reduzir significativamente o tempo de viagens, como de Nova York a Los Angeles, que atualmente leva cerca de seis horas, para menos de três horas.
Equipe de especialistas e próximos passos
Dez novos astronautas da NASA foram selecionados para iniciar treinamentos de dois anos, incluindo seis mulheres. Entre eles, destaca-se Anna Menon, engenheira biomédica que já participou de uma missão privada da SpaceX em 2024. Nos próximos anos, a equipe irá participar de testes e voos de validação do X-59, buscando abrir caminho para uma nova era na aviação supersônica.
Segundo a NASA, o projeto busca reescrever a história da aviação ao unir velocidade e silêncio, idealizando uma nova geração de voos mais rápidos que o som, quase sem impacto acústico. Para mais detalhes, acesse o link da fonte.
 
 
 
 

