Nesta quarta-feira, o serviço de nuvem Microsoft Azure apresentou instabilidades que afetaram o Microsoft 365 e seus aplicativos, como o Office. Segundo o portal Downdetector, as reclamações de problemas passaram de 700 logo após o início da tarde, confirmando o impacto na plataforma.
Problemas no Microsoft 365 e ações emergenciais
A conta oficial do Microsoft 365 no X confirmou que o serviço está passando por dificuldades. “Estamos investigando relatos de problemas de acesso aos serviços do Microsoft 365 e ao centro de administração do Microsoft 365”, informou a companhia. Para mitigar os efeitos, o tráfego afetado está sendo redirecionado para uma infraestrutura alternativa e estável, enquanto as equipes trabalham na investigação da causa do problema.
Impacto antes de resultados e na infraestrutura na nuvem
O incidente ocorre às vésperas da divulgação dos resultados financeiros da Microsoft, marcada para esta quarta-feira após o fechamento do mercado. Além de afetar os usuários do Microsoft 365, serviços hospedados na nuvem, como jogos e sites, podem sofrer interrupções ou lentidão temporária.
Contexto e comparação com outros incidentes na nuvem
A instabilidade na Microsoft Azure acontece pouco mais de uma semana após uma pane na nuvem da Amazon, a AWS, que causou falhas em diversas plataformas online. De acordo com a consultoria Canalys, a Microsoft Azure é a segunda maior nuvem do mercado, com 23% de participação, enquanto a líder é a AWS, com 32%. Em março, a Microsoft também enfrentou uma pane durante um fim de semana que deixou usuários sem acesso a contas do Outlook e outros serviços.
Perspectivas futuras e riscos na computação em nuvem
A crescente dependência de plataformas na nuvem reforça a importância de investimentos em infraestrutura resiliente. Especialistas destacam que essas interrupções expõem vulnerabilidades do setor, que movimenta uma fatia significativa do mercado de tecnologia e serviços digitais.
A fonte da reportagem é o GLOBO.


