O Flamengo faz, nesta quarta-feira (29), um dos jogos mais importantes da temporada. O rubro-negro encara o Racing, às 21h30 (de Brasília), no Estádio El Cilindro, pela volta das semifinais da Libertadores. Apesar de também estar na luta pelo título do Brasileiro, a classificação é crucial para confiança na reta final do ano.
Como ganharam no Maracanã, na semana passada, por 1 a 0, um empate garante a equipe comandada por Filipe Luís na final. Em caso de igualdade no placar agregado, a vaga será decidida na disputa por pênaltis.
Flamengo pressionado
Mesmo com uma pequena vantagem no confronto, o Flamengo vai para ele sob pressão. Isso porque, no fim de semana, o time apresentou um futebol bem abaixo do esperado, na derrota de 1 a 0 para o Fortaleza, vice-lanterna da competição nacional até então, no Castelão.
Além de ter perdido a oportunidade de assumir a ponta de cima da tabela, o rubro-negro não poupou jogadores considerados importantes, como os meias Arrascaeta e Jorginho. Sem Pedro, lesionado, o treinador escalou o atacante Bruno Henrique como 9, mesmo não sendo do gosto do atleta. O camisa 27 não foi bem, fator que abriu discussão para posição.
Apesar da ausência de peso do centroavante, Filipe deve contar com alguns retornos. São os casos do lateral Alex Sandro, poupado no último compromisso, e do zagueiro Léo Ortiz, recuperado de lesão no tornozelo.
Fora de casa nesta temporada, o Flamengo tem sido irregular. Nos últimos seis jogos, foram três vitórias, um empate e duas derrotas. E terá que enfrentar um tabu indigesto: nunca derrotou o Racing no palco do jogo. São dois empates e uma derrota lá.
É tudo ou nada para o Racing
Com a objetivo de se preparar para a batalha desta quarta-feira, a equipe de Gustavo Costas não entrou em campo no fim de semana. Considerada como uma das grandes forças da Argentina na atualidade, a La Academia tem apenas um revés em casa nesta edição da Libertadores — para o
Atlético Bucaramanga.
Nos cinco jogos mais recentes, o retrospecto também é inconstante: foram duas vitórias, dois empates e uma derrota.
Assim como Filipe Luís, Costas também terá um desfalque muito relevante. Trata-se do meia Santiago Sosa, destaque da equipe. Ele sofreu uma fratura no rosto na partida de ida. O zagueiro Franco Pardo, o meia Alan Forneris e o atacante Elías Torres – sem estar 100% fisicamente – também devem se ausentar da lista de relacionados.
Libertadores – Volta da semifinal
Racing x Flamengo
- Data: 29/10/2025
- Horário: 21h30 (de Brasília)
- Local: Estádio El Cilindro, Avellaneda
- Arbitragem: Piero Maza (CHI)
- Transmissão: Globo, Ge TV, Disney+ e ESPN
Prováveis escalações
Racing
Cambeses; Gastón Martirena, Colombo, Marcos Rojo e Gabriel Rojas; Bruno Zuculini; Almendra, Solari, Nardoni, Conechny (Vergara); Maravilla Martínez. Técnico: Gustavo Costas.
Flamengo
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Jorginho, Arrascaeta; Luiz Araújo, Carrascal, Plata (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.
O Flamengo, com a responsabilidade de manter a vantagem obtida no jogo de ida, precisa jogar com inteligência e coragem para superar um Racing que promete dar tudo em seu estádio na busca pela vaga na final da Libertadores. A expectativa é alta entre os torcedores, e espera-se um grande espetáculo no confronto.


