Brasil, 29 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Flamengo confia em histórico para evitar virada na Libertadores

Com vantagem no primeiro jogo, Flamengo busca garantir classificação na Libertadores contra o Racing, contando com um histórico positivo.

Após conquistar uma suada vitória por 1 a 0 na última semana, o Flamengo volta a enfrentar o Racing na noite desta quarta-feira (29), em Avellaneda, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. O Rubro-Negro tem uma missão clara: segurar um empate no elétrico Estádio Presidente Perón para avançar, ainda no tempo normal, à grande decisão do maior torneio sul-americano. Em caso de uma derrota por um gol de diferença, será necessária a disputa de pênaltis para definir o classificado. Qualquer resultado superior favorecendo os argentinos, o Mengão será eliminado.

O histórico do Flamengo na Libertadores

O histórico do clube na Libertadores favorece a situação do Flamengo. Em 17 vezes que iniciou o confronto eliminatório com uma vitória, o time carioca sofreu a virada em apenas três oportunidades. Relembre abaixo:

Viradas que marcaram a história rubro-negra

1) Flamengo x Boca Juniors – quartas de final de 1991

Ida (Rio de Janeiro): Flamengo 2 x 1 Boca Juniors

Volta (Buenos Aires): Boca Juniors 3 x 0 Flamengo

2) Flamengo x América-MX – oitavas de final de 2008
Ida (Cidade do México): América-MX 2 x 4 Flamengo
Volta (Rio de Janeiro): Flamengo 0 x 3 América-MX

3) Flamengo x Olimpia – oitavas de 2023
Ida (Rio de Janeiro): Flamengo 1 x 0 Olimpia
Volta (Assunção): Olimpia 3 x 1 Flamengo

Apenas nesta edição da Libertadores, o Flamengo abriu uma vantagem simples na ida, no Maracanã, duas vezes. Nas oitavas de final, confirmou o favoritismo sobre o Inter no Beira-Rio com uma vitória por 2 a 0. Já nas quartas, perdeu a volta para o Estudiantes, em La Plata, por 1 a 0, mas avançou nos pênaltis.

Racing e suas reviravoltas

Apesar do excelente histórico, a equipe comandada pelo jovem treinador Filipe Luís também precisa se preocupar, devido ao bom retrospecto da “Academia” em situações semelhantes. Nas três ocasiões em que perdeu o primeiro duelo do mata-mata, o Racing reverteu o cenário em duas, ambas diante do Peñarol. Confira o histórico abaixo:

Momentos de superação do Racing

1) Racing x Peñarol – quartas de final de 1997
Ida (Montevidéu): Peñarol 1 x 0 Racing
Volta (Avellaneda): Racing 1 x 0 Peñarol (avançou nos pênaltis)

2) Racing x Guarani – quartas de final de 2015
Ida (Assunção): Guaraní 1 x 0 Racing
Volta (Avellaneda): Racing 0 x 0 Guaraní

3) Racing x Peñarol – oitavas de final de 2025
Ida (Montevidéu): Peñarol 1 x 0 Racing
Volta (Avellaneda): Racing 3 x 1 Peñarol

Em 2023, nas oitavas de final, a equipe já comandada por Gustavo Costas reverteu uma situação ainda mais complicada contra o Atlético Nacional, da Colômbia. Na ida, disputada em Medellín, o Racing foi derrotado por 4 a 2. Já na volta, um show de futebol resultou na vitória argentina por 3 a 0 e a classificação às quartas.

Assim, o Flamengo chega para este duelo em um contexto que, pelo histórico, lhe confere confiança. No entanto, no futebol, todo cuidado é pouco, e o time carioca precisará se empenhar máximo se quiser evitar surpresas desagradáveis em Avellaneda.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes