Após conquistar uma suada vitória por 1 a 0 na última semana, o Flamengo volta a enfrentar o Racing na noite desta quarta-feira (29), em Avellaneda, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. O Rubro-Negro tem uma missão clara: segurar um empate no elétrico Estádio Presidente Perón para avançar, ainda no tempo normal, à grande decisão do maior torneio sul-americano. Em caso de uma derrota por um gol de diferença, será necessária a disputa de pênaltis para definir o classificado. Qualquer resultado superior favorecendo os argentinos, o Mengão será eliminado.
O histórico do Flamengo na Libertadores
O histórico do clube na Libertadores favorece a situação do Flamengo. Em 17 vezes que iniciou o confronto eliminatório com uma vitória, o time carioca sofreu a virada em apenas três oportunidades. Relembre abaixo:
Viradas que marcaram a história rubro-negra
1) Flamengo x Boca Juniors – quartas de final de 1991
Ida (Rio de Janeiro): Flamengo 2 x 1 Boca Juniors
Volta (Buenos Aires): Boca Juniors 3 x 0 Flamengo
2) Flamengo x América-MX – oitavas de final de 2008
Ida (Cidade do México): América-MX 2 x 4 Flamengo
Volta (Rio de Janeiro): Flamengo 0 x 3 América-MX
3) Flamengo x Olimpia – oitavas de 2023
Ida (Rio de Janeiro): Flamengo 1 x 0 Olimpia
Volta (Assunção): Olimpia 3 x 1 Flamengo
Apenas nesta edição da Libertadores, o Flamengo abriu uma vantagem simples na ida, no Maracanã, duas vezes. Nas oitavas de final, confirmou o favoritismo sobre o Inter no Beira-Rio com uma vitória por 2 a 0. Já nas quartas, perdeu a volta para o Estudiantes, em La Plata, por 1 a 0, mas avançou nos pênaltis.
Racing e suas reviravoltas
Apesar do excelente histórico, a equipe comandada pelo jovem treinador Filipe Luís também precisa se preocupar, devido ao bom retrospecto da “Academia” em situações semelhantes. Nas três ocasiões em que perdeu o primeiro duelo do mata-mata, o Racing reverteu o cenário em duas, ambas diante do Peñarol. Confira o histórico abaixo:
Momentos de superação do Racing
1) Racing x Peñarol – quartas de final de 1997
Ida (Montevidéu): Peñarol 1 x 0 Racing
Volta (Avellaneda): Racing 1 x 0 Peñarol (avançou nos pênaltis)
2) Racing x Guarani – quartas de final de 2015
Ida (Assunção): Guaraní 1 x 0 Racing
Volta (Avellaneda): Racing 0 x 0 Guaraní
3) Racing x Peñarol – oitavas de final de 2025
Ida (Montevidéu): Peñarol 1 x 0 Racing
Volta (Avellaneda): Racing 3 x 1 Peñarol
Em 2023, nas oitavas de final, a equipe já comandada por Gustavo Costas reverteu uma situação ainda mais complicada contra o Atlético Nacional, da Colômbia. Na ida, disputada em Medellín, o Racing foi derrotado por 4 a 2. Já na volta, um show de futebol resultou na vitória argentina por 3 a 0 e a classificação às quartas.
Assim, o Flamengo chega para este duelo em um contexto que, pelo histórico, lhe confere confiança. No entanto, no futebol, todo cuidado é pouco, e o time carioca precisará se empenhar máximo se quiser evitar surpresas desagradáveis em Avellaneda.


