O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, confirmou que vai se reunir nesta quarta-feira com os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da Casa Civil, Rui Costa. O encontro ocorre após uma série de operações que resultaram em 64 mortes, incluindo quatro policiais, no Complexo do Alemão e na Penha, regiões de alta vulnerabilidade social.
Reuniões para esclarecer a crise na segurança
Castro afirmou que receberá os ministros no Rio de Janeiro para discutir as ações de segurança pública no estado. “Vou me reunir com as forças de segurança e aguardar o ministro Lewandowski aqui no Rio”, afirmou o governador, após rumores de que ele faria viagem a Brasília.
Política de segurança e diálogo com o governo federal
Mais cedo, Rui Costa declarou que ambos, ele e Lewandowski, iriam ao estado para tratar da crise na segurança pública fluminense. A visita faz parte de uma estratégia do governo federal de apoiar medidas de combate à violência no Rio, que vive uma onda de confrontos em suas comunidades.
Reunião do presidente Lula com ministros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir ainda na manhã desta quarta-feira com os ministros envolvidos para discutir as ações que podem ser tomadas para reduzir a violência no estado. A reunião busca definir estratégias conjuntas entre as esferas estadual e federal.
Segundo fontes oficiais, o objetivo é intensificar operações de segurança e aprimorar o planejamento de ações futuras, tentando conter a escalada de violência registrada nos últimos dias.


