A soberania de Deus não está em conflito com a responsabilidade humana. O apóstolo Pedro, cheio do Espírito Santo e com coragem invulgar, faz uma afirmação poderosa, destacando duas verdades que parecem contraditórias, mas jamais se contradizem: Deus é soberano e o homem é responsável. Jesus foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus. Jesus não foi para a cruz porque Judas o traiu por ganância, porque Pedro o negou por covardia, porque o Sinédrio o acusou por inveja, porque Pilatos o sentenciou à morte por conveniência nem porque os soldados o pregaram na cruz por crueldade. Ele foi à cruz porque o Pai o entregou por amor. Ele foi entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus. Não houve acidente! Tudo foi planejado na eternidade. O fato, porém, de Deus ter entregado seu Filho para morrer na cruz pelos nossos pecados não isentou os judeus e os gentios da responsabilidade de terem matado o autor da vida. Pedro é categórico: “… vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos”. Deus é soberano e o homem é responsável. Essas duas verdades caminham paralelamente rumo à eternidade. A morte de Cristo não foi um acidente e sim uma entrega do Pai. A morte de Cristo foi um crime horrendo cometido por mãos iníquas. O autor destas palavras é o Reverendo Hernandes Dias Lopes. Leia e releia a Sagrada Bíblia!
Jamais tenha dúvidas disso. Até os 50 quase não pensamos nisso. Após os 50 anos de idade isso fica muito mais latente. Qual a importância da boa leitura? A percepção da finitude. Já parou pra pensar e perceber que tudo é vaidade das vaidades. Títulos acadêmicos é muito importante. Riquezas materiais é importante. Mas sabe o que de fato é o mais importante? O reconhecimento da Soberania de Deus. E isso não significa falar em nome e muito menos no nome de Deus. Os exemplos é que arrastam. Já ouviu aquele ditado das pessoas mais simples materialmente? Única coisa que levamos da vida é o bem que fazemos e sem olhar a quem. E tem mais: Jesus Cristo, Deus; diz muito mais ainda: devemos fazer o bem sem querer nada em troca, pois este é o verdadeiro bem. E esse bem até assusta as pessoas e as converte de verdade. Pessoas que são do bem é uma beleza!
A Soberania é de Deus? Confie realmente nisso. Exemplos se arrastam em locais onde pessoas realmente buscam a Deus. São tantos os relatos. Coisas que simplesmente acontecem e fora da ordem da racionalidade de forma assustadora. Já ouvirmos relatos de pessoas simples materialmente e perseguidas que de repente viram-se livres das perseguições e sofrimentos e não disseram nada com ninguém; simplesmente clamaram a Deus e suas preces foram atendidas. NÃO DUVIDE de que existe algo maior do que a inteligência, sabedoria ou racionalismo pragmático. Mas somos falhos. Até Davi e Salomão foram. E qual foi o maior erro: conseguirem acreditar que simplesmente não precisavam mais de Deus e obedecer aos seus caminhos. A Sagrada Escritura é uma maravilha. Leia todos os dias. Os Presbiterianos Calvinistas possuem uma máxima que o mundo não gosta muito que ela seja pronunciada, mas é a pura verdade. Deus tem os seus e zela por Eles (os eleitos de Deus). E não tem essa de orgulho não; pois ninguém sabe de fato quem são os eleitos e é aí que mora a grandeza. Os sinais é que mostram a eleição!
“Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno” Deuteronômio 10:17
Por Josenildo Melo
 
 
 
 



