Brasil, 31 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Yduqs promove IV Fórum ESG com programação gratuita

No próximo dia 29 de outubro, a Yduqs promoverá sua principal agenda ESG do ano: o IV Fórum ESG – A Educação no Centro da Transformação, reunindo especialistas, professores, universitários e lideranças para debater os principais desafios ambientais, sociais e de governança da atualidade. Organizada em dez painéis, a programação conecta teoria e prática, proporcionando aprendizados e refletindo o compromisso da Yduqs com a sustentabilidade e a construção de um futuro mais justo e consciente. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no campus da Estácio em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, das 8h30 às 18h, e, para garantir que o conhecimento e os debates cheguem a um público ainda mais amplo, diversos encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal do grupo educacional no YouTube. As inscrições presenciais e a programação completa do evento estão disponíveis no site: forumesgyduqs.replit.app/

Patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o Fórum representa uma oportunidade ímpar para delinear os próximos passos em direção a um futuro mais promissor e oferecer experiências únicas alinhadas aos interesses de cada participante.

Neste ano, a programação será dividida em dois espaços com ações simultâneas. No palco principal – Auditório, o EDUCA 2030 apresenta “Educação ESG: Formação, Liderança e Propósito”; o Instituto Yduqs trará o seu Programa de Transição de Carreiras com a presença de atletas olímpicos e paralímpicos; o CREA comandará os painéis “Brasil na COP30: Justiça Climática e Cidades Resilientes” e “Inovação e Sustentabilidade na Engenharia”; o IDOMED abordará o tema “Saúde Mental, Clima e Bem-Estar Estudantil”; e o STEMinas vai mostrar a força da representatividade feminina no painel “Mulheres na Engenharia”.

Já no Palco Aquário, a Estácio abordará o “O mercado de trabalho verde”; o Instituto Yduqs trará os “Novos Horizontes para Refugiados”, encontro que destacará o papel transformador da educação no processo de integração social de pessoas refugiadas no Brasil, e, em conjunto com o IDOMED, apresentará o “Mediversidade – Letramento Racial e o Futuro da Educação Médica” e o curta metragem “Corpo Preto”, obra produzida em parceria, que denuncia as desigualdades raciais no atendimento médico no Brasil. Já a Wyden, trará o debate sobre o tema “Eventos com Propósito: Como a cultura pode impactar positivamente as comunidades?” com representantes de empresas do setor.

“Neste ano, com o tema central ‘A Educação no Centro da Transformação’, temos uma oportunidade única de mobilizar o conhecimento e a experiência de nossos professores e alunos. Queremos compartilhar nossas iniciativas e soluções que realmente fazem a diferença na vida de milhões de estudantes e na comunidade ao redor de nossas instituições de ensino, como projetos extensionistas e programas liderados pelo Instituto Yduqs. O Fórum será uma vitrine do compromisso do grupo Yduqs com a educação sustentável e a transformação social na prática”, afirma Claúdia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

A programação ainda inclui a entrega simbólica de certificados de proficiência em Língua Portuguesa, iniciativa do Instituto Yduqs que faz parte do programa do Educação Sem Fronteiras para o exercício pleno da cidadania e o reconhecimento formal de competências linguísticas de estrangeiros que buscam reconstruir a vida em um novo país. Além disso, o curso de Moda da Estácio vai promover uma exposição, realizar um desfile de moda com peças autoriais dos estudantes confeccionadas a partir de materiais reutilizados, e uma oficina de moda demonstrando a transformação de uma peça a partir da técnica upcycling.

O público presente também poderá aproveitar diversos serviços gratuitos como, análise facial e orientações sobre o uso de dermocosméticos e descarte sustentável de cosméticos, realizados pelo curso de Biomedicina; medição de glicemia e pressão arterial; orientação jurídica; avaliação nutricional e oficina de desidratação de frutas, legumes e verduras; ações de promoção à saúde com acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia; apresentação de projetos de inovação e sustentabilidade; atendimentos e distribuição de manual de boas práticas de gestão e governança para pequenos negócios; orientação sobre o armazenamento e descarte de radiografias para reciclagem; oficina de sabão ecológico; além de inscrições para o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, dentre outras ações. Já para as crianças, será possível conhecer e participar de atividades na Brinquedoteca da Estácio Nova Iguaçu.

O IV Fórum ESG da Yduqs contará com a presença de Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ); Ana Lucia Melo, do Instituto Ethos; Graça Foster, engenheira, advogada e ex-presidente da Petrobras; Gabriela Almeida, Gerente Executiva de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU; Cristovam Ferrara, Diretor de Valor Social da Globo; Daniel Calarco, Presidente do Observatório Internacional de Juventude, Diretor Internacional da LIESA e Conselheiro da Rede de Ação Climática da Juventude da UNESCO; Alexandre Vacchiano de Almeida, CEO da FASSER; Raquel Carmo, líder do STEMinas; e Ronald Sorriso, Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal; entre outros.

Cláudia Romano – Foto: Divulgação

A Yduqs tem sido pioneira na abordagem de questões ESG no campo da Educação, trilhando um caminho consistente para práticas mais responsáveis e sustentáveis. Com o apoio do Instituto Ethos, Globo e do Pacto Global – Rede Brasil, o IV Fórum ESG – A Educação no Centro da Transformação também encerra uma série de encontros do grupo educacional que reuniram ideias e ações em parceria com as instituições de ensino Estácio, IDOMED, Ibmec e Wyden, com foco em temas diretamente relacionados à agenda da Conferência das Nações Unidas, a COP30, que será sediada pela primeira vez no Brasil, entre 10 e 21 de novembro em Belém.

Com informações da Ascom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes