O Consórcio Infraestrutura PR, formado pela EPR Participações S.A. e pelo Perfin Voyager Fundo de Investimento em Participações e Infraestrutura, foi o vencedor do leilão para administrar o quarto bloco de rodovias integradas do Paraná. A concessão abrange 627 km de estradas que ligam Guaíra a Cornélio Procópio e Maringá a Diamante do Norte, com contrato válido por 30 anos.
Detalhes do leilão e propostas vencedoras
O leilão foi realizado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos Transportes, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O critério de avaliação foi o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio, fixada em R$ 0,16788 por km. Após duas rodadas de disputa, o consórcio ofereceu um desconto de 21,30%, superando a proposta de 21,20% da Reune Rodovias Holding I.A. O consórcio vencedora terá que realizar um aporte adicional de recursos de aproximadamente R$ 108,55 milhões, devido ao desconto superior a 18%.
Investimentos e melhorias na infraestrutura
O lote 4 prevê investimentos de cerca de R$ 10,8 bilhões, incluindo obras de duplicação de mais de 231 km, implantação de faixas adicionais, contornos, melhorias na segurança, além de passarelas, pontos de ônibus, passagens de fauna, barreiras acústicas e contenção de produtos perigosos. As melhorias visam ampliar a segurança e eficiência das rodovias paranaenses, além de reduzir custos para os usuários.
Próximos leilões e perspectivas
O próximo leilão será na semana que vem, envolvendo trechos que ligam Guaíra e Maringá a Cascavel, com previsão de R$ 6,7 bilhões em obras. A conclusão do pacote de seis blocos de rodovias no Paraná faz parte de uma parceria entre a União e o governo estadual. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, os certames realizados até agora já contratataram cerca de R$ 200 bilhões em investimentos privados desde o início do governo, com previsão de mais 14 leilões até 2026.
Análise de especialistas
Aline Klein, especialista em infraestrutura e concessões públicas, afirmou que o desconto de 21,30% está dentro da média das disputas recentes por rodovias no Paraná. Ela destaca que os descontos expressivos foram concedidos principalmente por grupos que já possuem concessões na região, o que indica uma possível sinergia entre as negociações. Além disso, Klein ressalta que a concorrência elevada reflete a consolidação de contratos de concessão federais, com riscos mais bem distribuídos e oportunidades de investimento atraentes.
Mais informações sobre o leilão podem ser acessadas na matéria completa do O Globo.


