A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quarta-feira (22) a terceira fase da Operação Vice-Cônsul que investiga a produção e disseminação de um dossiê falso com o objetivo de coagir magistrados do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
De acordo com a Polícia Civil, os advogados Juarez Chaves e Flávio Almeida Martins e a ex-assessora do Governo do Estado, Lucile Moura, foram presos. As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz da Central de Inquérito nessa terça-feira (21), e cumpridas pela Polícia Civil nas primeiras horas de hoje.
Conforme a Polícia Civil, a investigação aponta que os detidos integram um esquema voltado à fabricação de informações inverídicas destinadas a comprometer a atuação de juízes e até um desembargador da Corte estadual.
Durante depoimento, um desembargador relatou que um dos advogados, alvo da operação, chegou a entregar um dossiê na mesa dele, em uma tentativa de coação e intimidação. O desembargador contou que o crime aconteceu um dia antes dele julgar uma apelação em que o advogado era parte.