A Prefeitura de Fortaleza anunciou o início da implementação de uma faixa exclusiva para motocicletas na Avenida Humberto Monte, que começa a funcionar nesta quinta-feira, 23 de outubro. Este projeto experimental, que permanece em vigor até 31 de março de 2026, tem como objetivo principal melhorar a segurança e a fluidez do trânsito na cidade.
Como funciona a faixa exclusiva para motos
A faixa exclusiva, pintada de azul, será centralizada na via e irá regulamentar o uso do que é conhecido como “corredor”, área informalmente utilizada pelos motociclistas. De acordo com a prefeitura, a instalação dessas faixas trará mais conforto e segurança, assemelhando-se aos corredores de ônibus e ciclofaixas já existentes. A largura da faixa variará entre 1,10 m e 1,20 m, dependendo do limite de velocidade da via: 1,10 m para velocidades de até 50 km/h e 1,20 m para até 60 km/h.
O que é permitido e o que não é permitido
Os motociclistas poderão circular em outras faixas, uma vez que a utilização da faixa azul não será obrigatória, mas sim uma recomendação para organização do fluxo viário. Os veículos devem respeitar a sinalização e evitar mudanças bruscas de faixa, uma vez que isso pode gerar conflitos que comprometam a segurança. É proibido usar a faixa para acelerar, pois este espaço não foi criado para aumentar a velocidade dos condutores.
Motivos para a implementação
De acordo com a administração municipal, a criação das faixas azuis busca ordenar o trânsito e reduzir os acidentes. Embora a ideia tenha sido inspirada em projetos similares implementados em outras grandes cidades do Brasil, como São Paulo e Recife, especialistas levantam questionamentos sobre a eficácia da medida. Segundo Dante Rosado, consultor em mobilidade urbana, a faixa azul pode diminuir o risco de acidentes ao longo do quarteirão, mas tem potencial para aumentar os riscos nas interseções.
Rosado destaca que o número crescente de motociclistas aumentando a velocidade pode resultar em mais acidentes graves. “A primeira medida deveria ser combater o excesso de velocidade, adequando os limites conforme o contexto das vias em Fortaleza”, aponta.
Condicionantes para a segurança no trânsito
Para aumentar a segurança de todos os usuários da via, Rosado sugere melhorar o transporte público coletivo como uma solução alternativamente eficaz. Com um sistema mais eficiente de transporte, a utilização de motocicletas pode ser reduzida, resultando em uma cidade com menos congestionamento e mais segurança para todos.
Desafios no transporte coletivo de Fortaleza
No entanto, Fortaleza enfrenta uma crise no seu sistema de transporte coletivo, que afeta diariamente milhares de passageiros. Em setembro, 25 linhas de ônibus foram suspensas, prejudicando cerca de 9 mil usuários. Apesar do retorno ao funcionamento após protestos, a qualidade do transporte continua como um problema, com questões que envolvem conforto, segurança, agilidade e custos elevados.
Monitoramento e expansão do projeto
A escolha da Avenida Humberto Monte para a faixa azul considerou fatores como histórico de acidentes, infraestrutura cicloviária e condições adequadas da via. Durante o período de teste, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) irá acompanhar a eficácia da intervenção, promovendo avaliações e mudanças conforme necessário. Além da Av. Humberto Monte, está prevista a expansão da faixa azul para a Avenida Santos Dumont em novembro.
Expectativas para o futuro das faixas para motociclistas
A monitorização contínua do impacto da faixa exclusiva será crucial para determinar se a iniciativa cumprirá seu papel de garantir mais segurança aos motociclistas em Fortaleza. À medida que o projeto avança, espera-se que mais dados sejam coletados e que as possíveis melhorias sejam implementadas, levando em conta o feedback da população e a análise técnica dos resultados obtidos.