A partir de uma reconfiguração de suas aeronaves, a companhia aérea canadense WestJet anunciou que os passageiros da classe econômica precisarão pagar para reclinar suas poltronas. A medida, que entrará em vigor ainda neste mês, visa aumentar a capacidade de assentos nos aviões e reduzir custos, oferecendo essa opção apenas nas cabines Extended Comfort e Premium.
Poltronas com inclinação fixa e nova estratégia de receita
Segundo a WestJet, todas as 43 aeronaves adquiridas recentemente passarão pela reconfiguração, com a instalação de assentos com inclinação fixa. “Esse design ajuda a preservar o espaço pessoal e evita a sensação de invasão por parte de outros passageiros”, explicou a companhia em comunicado. Além disso, essa mudança permitirá colocar mais uma fileira de assentos por aeronave, potencialmente barateando o preço das passagens para quem aceitar viajar sem reclinar o assento.
Impacto na experiência do passageiro e detalhes da mudança
A companhia ainda não divulgou quanto os passageiros deverão pagar extra pelo direito de reclinar suas poltronas. Os assentos na classe Premium, no entanto, continuarão a oferecer reclínio e recursos como apoios de cabeça ajustáveis, encostos reclináveis e suporte lombar, semelhantes aos de aeronaves modernas como o Boeing 787-9 Dreamliner.
Para os passageiros da classe econômica, a empresa destaca que os novos assentos terão apoios de cabeça ajustáveis, acolchoamento e suporte lombar aprimorados, além de tomadas individuais e suportes para dispositivos móveis. A WestJet afirma que o design com inclinação fixa também ajuda na manutenção do espaço entre assentos, aumentando o conforto e a sensação de espaço.
Reconfiguração e expansão da frota
De acordo com informações da companhia, a transformação das aeronaves deve ser concluída até o início do próximo ano, tendo a primeira cabine reformulada já em operação neste mês. A renovação engloba menos de um terço da frota de aviões de fuselagem estreita, composta pelos modelos Boeing 737-8 MAX e 737-800. No total, serão reconfiguradas 43 aeronaves, operando rotas para 19 estados dos Estados Unidos e destinos internacionais como Porto Rico e Washington.
Ao todo, a WestJet planeja renovar 43 aeronaves, e uma única aeronave com o novo layout deve entrar em serviço ainda neste mês. As demais deverão passar pelo processo até o começo de 2026. A companhia ainda não revelou quanto será cobrado adicionalmente pelo reclínio do assento.
Perspectivas e tendências no setor aéreo
Analistas avaliam que a estratégia da WestJet reflete uma tendência mundial de criar novas fontes de receita em um mercado altamente competitivo. Segundo especialistas, a cobrança por serviços tradicionalmente gratuitos é uma prática crescente, especialmente para companhias de baixo custo que buscam ampliar sua rentabilidade sem comprometer custos operacionais.
A adoção de assentos com reclínio pago é similar a outras mudanças na indústria, como as melhorias na classe premium, que oferecem maior conforto e serviços exclusivos, e programas de fidelidade que geram bilhões para as empresas aéreas ao longo do tempo.
Para ter acesso às informações completas sobre essa mudança, acesse o fonte oficial.