O presidente Lula está em uma missão diplomática na Ásia, com foco na retomada do diálogo econômico e político na região. Após a solenidade de abertura da sua turnê, Lula terá encontros bilaterais, incluindo uma reunião com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na manhã de domingo, após a abertura da reunião da Asean em Kuala Lumpur. As reuniões começam depois das 23h de sábado no Brasil, considerando o fuso horário de 11 horas de diferença.
Reuniões bilaterais na Ásia e potencial de melhora nas relações
As negociações nesta viagem priorizam a economia, dando continuidade à estratégia de fortalecer os laços comerciais e políticos com países do Sudeste Asiático. Autoridades em Brasília avaliam que o encontro pode marcar o início de uma mudança na relação bilateral, ampliando as oportunidades de negociações comerciais e buscando estabilizar o diálogo político que vive sua pior fase em mais de 200 anos de história entre Brasil e Estados Unidos.
Agenda internacional de Lula na Ásia
Além dos encontros bilaterais, Lula participará de fóruns empresariais na Indonésia, em Jacarta, nesta quinta-feira, dia 23, e na Malásia, em Kuala Lumpur, no dia 25. Na sequência, nos dias 26 e 27, ocorrerá a cúpula da Asean, na qual Lula será o primeiro presidente brasileiro a participar de uma reunião oficial de países da região. O evento também contará com a presença do ex-presidente Donald Trump, que foi convidado e confirmou presença.
Diálogo com lideranças regionais e expectativas para o futuro
Entre as lideranças que Lula buscará encontrar estão o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, e o primeiro-ministro malaio, Anwar Ibrahim. Durante a viagem, o presidente brasileiro também deve participar de encontros com empresários e de ações voltadas à cooperação econômica na região.
Segundo fontes próximas ao governo, o objetivo é fortalecer alianças estratégicas e abrir caminhos para novas parcerias comerciais, em um momento em que ambos os lados demonstram disposição de superar obstáculos históricos e crises recentes na relação bilateral.
Mais informações sobre a agenda de Lula na Ásia podem ser acompanhadas na matéria da GloboNews.