Brasil, 21 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Cerca de 2,5 milhões de pessoas se tornaram microempreendedores pelo CadÚnico

Mais da metade dos MEIs inscritos no Cadastro Único tiveram formalização apoiada por programas sociais e ações do Sebrae

Cerca de 2,5 milhões de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) se formalizaram como microempreendedores individuais (MEI) após o registro na base de dados do programa, de acordo com um levantamento do Sebrae em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O número representa 55% dos MEI incluídos na base social do governo federal.

CadÚnico e inclusão produtiva

O Cadastro Único é a principal ferramenta do governo para identificar famílias de baixa renda e incluir beneficiários em programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Minha Casa Minha Vida. Segundo o estudo, o CadÚnico tem contribuído para a inserção produtiva e a autonomia dessas famílias, que representam 95,3 milhões de pessoas cadastradas, das quais 4,6 milhões são MEI. Mais de um terço (34,1%) desses microempreendedores já receberam atendimento do Sebrae entre janeiro de 2020 e julho deste ano.

Os dados indicam que os MEIs atendidos pelo Sebrae apresentam melhores resultados, com 78,9% de suas empresas ativas, contra 61,5% entre os que não receberam apoio do órgão. Isso reforça a importância de ações de suporte para o fortalecimento de pequenos negócios.

Perfil dos microempreendedores inscritos no CadÚnico

De acordo com a pesquisa, a maior parte dos MEIs cadastrados no CadÚnico atua no setor de serviços (53,1%), seguida pelo comércio (26,5%) e indústria (10,1%). Além disso, 41,7% desses microempreendedores recebem o Bolsa Família, enquanto 6,4% usufruem do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os estados com maior proporção de MEIs inscritos na base social são Amazonas (56,3%), Acre (54,8%) e Piauí (54,6%).

Parceria entre Sebrae e MDS

O levantamento faz parte das ações do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em 2023 entre o Sebrae e o MDS, com o objetivo de promover a integração de políticas públicas voltadas à inclusão produtiva e à geração de renda para famílias em vulnerabilidade social. A parceria prevê o compartilhamento de informações do CadÚnico e do Programa Bolsa Família, além do desenvolvimento de estudos para melhorar as políticas de apoio aos pequenos negócios.

Para mais informações, acesse o link da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes