Brasil, 20 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Prefeitura de Salto faz reunião emergencial após mortes por febre maculosa

A prefeitura de Salto (SP) realiza reunião para conter avanço da febre maculosa, que já causou três mortes na cidade este ano.

A Prefeitura de Salto, localizada no interior de São Paulo, convocou uma reunião emergencial nesta segunda-feira (20) visando elaborar estratégias para combater o avanço da febre maculosa, que resultou na morte de três pessoas na cidade neste ano. As medidas de precaução são um reflexo da preocupação do município com a saúde da população, especialmente após a interdição do Parque de Lavras, onde ocorreram duas das contaminações.

Medidas de prevenção e orientação

A prefeitura anunciou que intensificará o monitoramento das áreas de risco e que, nas unidades de saúde, os pacientes serão orientados sobre os sintomas da febre maculosa. O secretário de Saúde, Fernando Amâncio de Camargo, ressaltou a importância de evitar áreas com alta incidência de carrapatos, especialmente para aqueles que trabalham ou frequentam regiões rurais. “Se houver contato com um carrapato, tente removê-lo com cuidado e leve-o até a área de Zoonoses. Em caso de sintomas, procure as unidades de saúde, pois há medicação disponível para o tratamento”, alertou o secretário.

A concessionária responsável pelo Parque de Lavras também participou da reunião, afirmando que já está ciente das contaminações e que medidas de segurança estão sendo implementadas para conter a proliferação do carrapato-estrela, vetor da febre maculosa.

Conheça os sintomas da febre maculosa

Até o momento, a prefeitura confirmou a morte de um morador de 33 anos, que frequentava o Parque de Lavras, em junho deste ano. As outras duas mortes foram registradas no dia 3 de outubro pelo Instituto Adolfo Lutz. Uma das vítimas residia em Salesópolis e foi infectada durante uma visita ao parque, enquanto a outra morava na região do Porto Goés, em Salto. Além disso, há outra morte que ainda está em investigação.

Os sintomas iniciais da febre maculosa podem incluir: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza, náuseas e aparecimento de manchas vermelhas na pele. Caso um paciente tenha estado recentemente em áreas com vegetação densa, trilhas ou margens de rios, é fundamental informar esse histórico ao buscar atendimento médico, mesmo que não tenha notado picadas de carrapato.

Cuidados preventivos recomendados

A prefeitura orienta que, ao visitar áreas de mata, as pessoas evitem sentar ou caminhar em locais com vegetação alta. O uso de roupas claras, calças compridas, camisas de manga longa e botas é uma medida importante para reduzir o risco de picadas de carrapatos. Em caso de encontrar um carrapato preso à pele, recomenda-se removê-lo com uma pinça e procurar um atendimento médico imediatamente. Se possível, leve o carrapato ao serviço de saúde para que possa ser analisado.

Para mais informações, a Vigilância Epidemiológica disponibiliza atendimento no setor de Endemias pelo telefone (11) 4029-4212 ou pelo WhatsApp (11) 94441-8751.

A situação da febre maculosa em Salto serve como um alerta para a importância da prevenção e do cuidado com a saúde pública, especialmente em áreas onde a presença de carrapatos é mais comum. Com a colaboração da população e o reforço nas ações do poder público, é possível minimizar os riscos e proteger a saúde de todos.

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí.

Para assistir às reportagens da TV TEM, acesse os canais de vídeo disponíveis.

Mais detalhes sobre a situação e as ações da prefeitura podem ser acessados através do link: Fonte.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes