A Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira (20) os pagamentos de outubro do Bolsa Família 2025. Os primeiros a receber serão os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) com final 1, seguindo o calendário escalonado até o dia 31 de outubro.
Caledário de pagamentos do Bolsa Família para outubro de 2025
De acordo com o governo, os pagamentos são realizados nos últimos 10 dias úteis de cada mês, exceto em dezembro, quando os valores são antecipados. A seguir, o cronograma do mês de outubro:
- Final do NIS 1 – pagamento em 20/10
- Final do NIS 2 – pagamento em 21/10
- Final do NIS 3 – pagamento em 22/10
- Final do NIS 4 – pagamento em 23/10
- Final do NIS 5 – pagamento em 24/10
- Final do NIS 6 – pagamento em 27/10
- Final do NIS 7 – pagamento em 28/10
- Final do NIS 8 – pagamento em 29/10
- Final do NIS 9 – pagamento em 30/10
- Final do NIS 0 – pagamento em 31/10
Para os próximos meses, o calendário prevê pagamentos de novembro entre os dias 14 e 28 e, em dezembro, de 10 a 23.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
O principal critério para receber o benefício é ter uma renda familiar de até R$ 218 por pessoa. A soma da renda total da família deve ser dividida pelo número de integrantes, e o resultado deve ficar abaixo do limite para que a família seja considerada elegível ao programa.
Além da renda, os beneficiários precisam cumprir contrapartidas como manter crianças e adolescentes na escola, fazer acompanhamento pré-natal (no caso de gestantes) e manter as carteiras de vacinação atualizadas.
Como solicitar o benefício
Para solicitar o Bolsa Família, é necessário fazer inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), principal instrumento do governo federal para inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais. A inscrição no CadÚnico serve como pré-requisito, mas não garante automaticamente a entrada no programa, que possui regras específicas.
Como movimentar o dinheiro
Os beneficiários podem sacar e movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo internet banking, dispensando a necessidade de ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Também é possível usar o cartão do programa para realizar compras ou fazer saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências bancárias.
Debate sobre continuidade do benefício
Alguns líderes, como o governador Romeu Zema, defendem que quem recebe o Bolsa Família deveria continuar recebendo o benefício mesmo ao conseguir um emprego. Entretanto, o programa já contempla essa possibilidade desde 2023, com regras de proteção específicas.
O calendário completo e informações detalhadas sobre o Bolsa Família estão disponíveis no site do G1.