Brasil, 19 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

TeresinaElabora Plano de Enfrentamento ao Feminicídio com apoio do UNFPA

Parceria entre a Agenda Teresina 2030 e o UNFPA garante criação de política pública para combater feminicídios e violência de gênero na capital

A cidade de Teresina passará a contar com um Plano de Enfrentamento ao Feminicídio e de Combate à Violência Baseada no Gênero, resultado de uma parceria entre a Agenda Teresina 2030 e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). A iniciativa visa propor ações de prevenção, proteção e fortalecimento da rede de apoio às vítimas na capital piauiense.

Construção do plano em etapa inicial

Na última sexta-feira (17), foi realizada a primeira reunião de alinhamento com a consultoria contratada pelo UNFPA, que será responsável por levantar dados e elaborar o documento. Segundo Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, o trabalho busca criar uma política pública sólida para a proteção de mulheres e meninas, frente aos números crescentes de feminicídios na cidade.

Dados preocupantes e ações necessárias

O Plano de Enfrentamento ao Feminicídio trará um panorama geral dos crimes praticados contra mulheres na capital, incluindo ações que envolvam não apenas punições aos agressores, mas também estratégias de prevenção e fortalecimento da rede de atendimento às vítimas. De acordo com o Mapa da Segurança Pública de 2025, o Piauí registrou aumento de 42,86% nos feminicídios entre 2023 e 2024, e Teresina aparece entre as capitais com maior número absoluto de vítimas, com 12 registros em 2024.

Por outro lado, até junho de 2025, a polícia já contabilizava 24 feminicídios no estado, com uma denúncia alarmante: 90% das vítimas não tinham feito boletim de ocorrência ou pedido medida protetiva, conforme confirmou a delegada Bruna Verena, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Alinhamento com objetivos de desenvolvimento sustentável

O esforço da prefeitura de Teresina e do UNFPA está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, sobretudo o ODS 5, que busca atingir a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas. A construção do plano visa estabelecer uma política pública efetiva para reduzir a violência de gênero e garantir proteção às vulneráveis na cidade.

Perspectivas futuras

O trabalho de elaboração do documento deve avançar nos próximos meses, com o objetivo de implementar ações concretas a partir de 2026. A parceria busca não apenas diminuir os números de feminicídios, mas também promover uma cultura de respeito e igualdade em Teresina, contribuindo para um ambiente mais seguro para todas as mulheres e meninas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes