Brasil, 18 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lula celebra abertura de escritório da Embraer na Índia e reforça parceria estratégica

O presidente Lula comemorou a inauguração de escritório da Embraer na Índia e afirmou que visitará o país em 2026 para fortalecer alianças econômicas, políticas e espaciais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, neste sábado, a importância da abertura de um escritório da fabricante de aviões Embraer na Índia, reforçando o interesse do Brasil em estabelecer uma parceria estratégica com o país asiático. Lula divulgou a informação por meio de vídeos publicados em suas redes sociais, enfatizando que visitará a Índia no início de 2026 para consolidar essa aliança.

Intensificação de parcerias econômicas e de defesa com a Índia

Em vídeo gravado na manhã deste sábado, Lula afirmou: “A Índia tem um mercado extraordinário, a gente pode ter uma aliança fantástica com a Índia, política, espacial, econômica. Vamos fazer uma aliança estratégica com a Índia.”

O mandatário também mencionou a visita recente do vice-presidente Geraldo Alckmin à Índia, que liderou a missão brasileira nesta semana, acompanhada do ministro da Defesa, José Múcio. Entre as ações divulgadas na viagem, destacou-se a abertura do escritório da Embraer na Índia, a venda de petróleo ao país asiático e a emissão de vistos eletrônicos para empresários indianos.

Negociação de venda de aviões e futuro econômico

A Embraer disputa atualmente a venda de até 80 aviões cargueiros do modelo KC-390 para a Índia. Segundo estimativas da própria fabricante, se concretizado, o negócio pode movimentar cerca de US$ 60 bilhões nos próximos 20 anos. A Índia tem acelerado seus investimentos em defesa e segurança, fortalecendo sua presença no setor.

Ampliação de parcerias após visitas oficiais

Alckmin viajou a Nova Délhi na última terça-feira para ampliar as parcerias econômicas entre Brasil e Índia. Entre os anúncios, estão a abertura do escritório da Embraer, venda de petróleo e a implementação de vistos eletrônicos para empresários indianos. A iniciativa prepara o terreno para uma nova visita de Lula ao país asiático no começo de 2026.

Contexto geopolítico e aproximação entre Modi e Lula

Apesar das divergências ideológicas — o primeiro-ministro Narendra Modi é um nacionalista conservador —, os dois líderes têm se aproximado, especialmente diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e indianos. Modi esteve no Brasil em julho para a reunião do BRICS, e Lula e Modi mantêm contato frequente, inclusive por telefone em agosto.

Segundo análise do especialista em relações internacionais, a parceria Brasil-Índia busca fortalecer a presença dos dois países no cenário global, particularmente em setores estratégicos como defesa, tecnologia e energia.

Para mais detalhes, consulte a matéria completa na Fonte oficial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes