Brasil, 18 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Flaco López brilha e representa nova fase do Palmeiras

No Palmeiras, Flaco López se destaca e revela a evolução dos atacantes argentinos no clube ao longo dos anos.

O atacante Flaco López vive um momento especial com a camisa do Palmeiras. Em sua melhor fase com o manto alviverde, o argentino se tornou peça-chave no ataque palmeirense, acompanhando o jovem Vitor Roque. Essa ascensão não passou despercebida e, na última terça-feira (14), Flaco fez sua estreia pela Seleção Argentina como titular, ao lado do astro Lionel Messi.

A evolução dos atacantes argentinos no Palmeiras

O nível técnico apresentado por Flaco, em comparação a outros atacantes argentinos que passaram pelo clube paulista neste século, ilustra bem a evolução do Palmeiras. Desde a época de Gioino até as chegadas de Barcos e Cristaldo, o Verdão experimentou diferentes trajetórias e estilos de jogo que moldaram sua identidade atual.

Recentemente, com a vitória sobre o Red Bull Bragantino, Flaco marcou seu 23º gol na temporada, consolidando-se como o artilheiro da equipe em 2025 e superando a marca de 2024, quando anotou 22 gols, sua melhor temporada até então. O argentino está próximo de repetir o feito de outros grandes atacantes da história do Palmeiras, como Keirrison (24 gols em 2009), Barcos (28 em 2012), e Alex Mineiro, que ostenta o recorde com 37 gols em 2008.

Atualmente, Flaco LOpez é igualado a Rony, que também fez 23 gols em uma temporada sob o comando de Abel Ferreira. Contudo, a expectativa é que Flaco ultrapasse essa marca nas próximas rodadas, dado seu desempenho brilhante.

Além de seus feitos no clube, o jogador argentino também pode se tornar o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2025. Neste momento, ele está a apenas um gol do líder, Vegetti, do Vasco, que conta com 24 gols. No Brasileirão, Flaco também está se aproximando de Kaio Jorge, do Cruzeiro, que soma 15 gols, mas não marca há seis partidas.

Gioino e os primeiros passos dos argentinos no Palmeiras

Gioino iniciou a leva de argentinos no ataque do Palmeiras neste século
Reprodução – Gioino iniciou a leva de argentinos no ataque do Palmeiras neste século

O primeiro argentino que tentou a sorte no Palmeiras foi Sergio Gioino, que chegou ao clube em 2005. Infelizmente, sua passagem foi apagada, com apenas 7 gols em 37 partidas, e os torcedores não guardam boas lembranças de sua atuação. A expectativa era alta, dada sua reputação no futebol chileno, mas ele não correspondia ao que se esperava dele.

A ascensão de Hernán Barcos

“El Pirata” chegou a ser convocado pela Argentina atuando pelo Palestra
Reprodução/Facebook – “El Pirata” chegou a ser convocado pela Argentina atuando pelo Palestra

Sete anos depois, o Palmeiras trouxe Hernán Barcos, e sua chegada mudaria o panorama do ataque palmeirense. Chegando quando o clube enfrentava uma crise, Barcos rapidamente se tornou uma referência, conquistando o coração da torcida com seu estilo de jogo e carisma. Embora tenha enfrentado um rebaixamento no Campeonato Brasileiro, Barcos foi fundamental para a conquista da Copa do Brasil em 2012 e sua passagem deixou saudades entre os torcedores.

Pablo Mouche e Jonatan Cristaldo: experiências variadas

Mouche teve passagem apagada pelo Palmeiras
Cesar Greco/Palmeiras – Mouche teve passagem apagada pelo Palmeiras

A chegada de Pablo Mouche em 2014, na sequência da contratação de Barcos, trouxe novas expectativas, mas sua passagem foi bem menos impactante, com apenas 3 gols marcados em 26 jogos. Seguiu carreira derretendo em empréstimos até finalmente ser negociado definitivamente.

Por outro lado, Jonatan Cristaldo, que chegou no mesmo ano que Mouche, conquistou a torcida, ajudando a evitar rebaixamentos e contribuindo para conquistas, como a Copa do Brasil em 2015. Sua atuação, embora não como titular absoluto, fez com que ele fosse reconhecido como um xodó da torcida.

Na análise do que se espera de Flaco López, é a continuidade dessa evolução dos atacantes argentinos que, ao longo dos anos, têm se destacado e moldado a rica história do Palmeiras no cenário do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes