Brasil, 17 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Salesforce apoia Trump e ajuda ICE a ampliar ação de imigração, revela documento interno

Capturas de documentos internos mostram que Salesforce propôs ampliar o reforço de policiais imigratórios nos EUA, apoiando a política de Trump

Marc Benioff, CEO da Salesforce, surpreendeu moradores de São Francisco ao declarar apoio ao presidente Donald Trump e desejar o envio de tropas da Guarda Nacional à cidade, uma postura que contradiz a tradicional base progressista local. Além disso, documentos internos obtidos pelo The New York Times revelam que a empresa ofereceu seus recursos para ajudar a Immigration and Customs Enforcement (ICE) a expandir suas operações.

Apoio à ICE e expansão do quadro de funcionários

Segundo os documentos, a Salesforce apresentou uma proposta à ICE em agosto, incluindo o uso de inteligência artificial para aumentar o quadro de agentes — com previsão de contratação de 10 mil novos oficiais. A intenção era auxiliar na “aquisição de talentos” em um momento de intensificação das ações de deportação sob o governo Trump. A firma sugeriu ainda estratégias para a contratação rápida e aprimoramento do trabalho investigativo por meio de suas tecnologias.

Documentos internos e objetivos da Salesforce

O memorando de cinco páginas detalha como a Salesforce estaria preparada para colaborar com a ICE na ampliação de suas operações de fiscalização, incluindo um plano de oportunidades de contratos futuros, além de ideias para o uso de inteligência artificial na análise de denúncias e informações recebidas.

Reações e controvérsia na cidade de São Francisco

As revelações agravaram a insatisfação dos líderes locais, que já estavam incomodados com as declarações de Benioff. A aproximação da Salesforce com a política de Trump, especialmente na ajuda à intensificação das ações imigratórias, vai de encontro à tradição liberal de São Francisco e ao perfil de apoiadora de causas progressistas que a empresa costuma adotar.

Resposta oficial da Salesforce

Benioff não comentou publicamente sobre as denúncias. A Salesforce declarou que não discute contratos específicos, mas afirmou que fornece serviços ao governo dos Estados Unidos sob diferentes administrações e que seus clientes devem seguir políticas de uso responsável de suas tecnologias. A empresa também reforçou a sua postura de ética no uso de inteligência artificial.

Empresas de tecnologia e o apoio às ações de imigração

A Salesforce não é a única gigante do setor a colaborar com a ICE. Empresas como Palantir, Microsoft e IBM também possuem contratos com a agência e participam do esforço de ampliação das operações de fiscalização sob a administração Trump. A Palantir, cofundada por Peter Thiel, é uma parceira importante na análise de dados e inteligência artificial.

Implicações e futuro da parceria

As revelações reforçam o debate sobre o papel das big techs em políticas de repressão e imigração, além de questionar o uso de inteligência artificial para ações de controle populacional. A Salesforce, que mantém contratos com diferentes governos, afirma atuar sob rigorosos critérios de responsabilidade, embora as mensagens internas mostrem uma intenção de ampliar significativamente sua colaboração com o governo americano.

Mais informações sobre o caso e o impacto dessas ações no cenário político e social podem ser acompanhadas no documento original do O Globo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes