Brasil, 17 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil se prepara para os playoffs da Billie Jean King Cup

Convocação da seleção feminina traz esperança de classificação para as finais de 2026.

Foram anunciadas nesta sexta-feira (17) as cinco tenistas que vão representar o Brasil nos playoffs da Billie Jean King Cup (BJKC), o maior torneio de tênis feminino entre nações, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de novembro, em Hobart, na Austrália. A seleção convocada pelo técnico Luiz Peniza é composta por Laura Pigossi, Luisa Stefani, Ingrid Martins, Ana Candiotto e Nauhany Silva.

Adeus a jogadoras experientes

A equipe entrará em quadra sem duas jogadoras de destaque: Beatriz Haddad Maia, que encerrou sua temporada mais cedo por conta de desgaste físico, e Ingrid Martins, que também não poderá participar. Ambas faziam parte da seleção que foi derrotada em abril nos qualifiers para as finais da BJKC. Com a não classificação na ocasião, o Brasil terá que lutar nas semifinais para garantir um lugar nos qualifiers de 2026.

Uma nova promessa: Nauhany Silva

Uma das novidades na equipe é Nauhany Silva, carinhosamente chamada de Naná, que tem apenas 15 anos. Ela entra na equipe substituindo Luiza Fullana e Ingrid Martins, na vaga deixada por Bia Haddad. Recentemente, Naná se destacou ao conquistar o título de simples no torneio W15 de São João da Boa Vista, em São Paulo, e foi também campeã de duplas do ITF W35 de São Paulo, junto de Ana Candiotto. Sua jornada profissional começou a brilhar com uma vitória no WTA 250 SP Open.

A visão do técnico

“Contamos com uma equipe que mistura a experiência de jogadoras com um importante histórico na competição e o frescor de jogadoras jovens, que trazem ainda mais qualidade ao nosso time. Um exemplo disso é a Naná, que integrará pela primeira vez a equipe. Isso é o reflexo do trabalho árduo que ela vem realizando junto ao seu time, e é muito legal ver uma jogadora jovem, com sua primeira experiência na equipe profissional, sendo incluída. Competições como a BJKC favorecem as equipes que conseguem entender seu espírito, baseado em lutar umas pelas outras em busca do resultado”, disse Peniza ao anunciar as convocadas.

Os desafios nos playoffs

O Brasil foi designado para o Grupo E nos playoffs e enfrentará a anfitriã Austrália no dia 15 de novembro e, em seguida, competirá com Portugal no dia 16 de novembro, no Domain Tennis Centre, em quadra dura. Cada dia de competição contará com duas partidas de simples e uma de duplas, sempre no melhor de três sets. A equipe que sair vitoriosa avançará para os Qualifiers de 2026. O Brasil busca, assim, uma classificação inédita para as finais da BJKC.

Programação dos jogos

14 de novembro (quinta-feira) – Austrália x Portugal – 23h*

15 de novembro (sexta-feira) – Brasil x Portugal – 23h*

16 de novembro (sábado) – Brasil x Austrália – 23h*

* Horários de Brasília

Com a convocação de novas atletas e uma equipe mista, o Brasil chega aos playoffs da Billie Jean King Cup com esperanças renovadas. O desenrolar desse campeonato pode significar não apenas uma tentativa de classificação, mas uma oportunidade de lançamento de jovens talentos no cenário do tênis mundial.

O sonho de conquistar uma vaga nas finais da BJKC está mais vivo do que nunca. A equipe brasileira promete lutar com garra e determinação para brilhar na Austrália.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes