A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quinta-feira (15), no Plenário Deputado Waldemar Macedo, sessão solene em celebração ao Dia Estadual do Terço dos Homens Mãe Rainha, comemorado em 18 de outubro, conforme a Lei nº 8.714/25. A solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), e em seguida transmitida para o propositor da homenagem, deputado Marden Menezes (PSD).
“O Terço dos Homens não é apenas um grupo de oração, vai muito além disso. É um grupo ligado à Igreja Católica que traz homens, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade, de fragilidade nas suas famílias, para ter o suporte espiritual, o acolhimento. São homens que dão as mãos em prol de fazer o bem à nossa comunidade”, afirmou.
Marden disse ainda que o Dia Estadual do Terço dos Homens ajuda a difundir, a trazer mais pessoas para perto do caminho da oração, do fortalecimento da fé e do bem. “Porque é assim que a gente constrói um Piauí, um Brasil melhor”, concluiu.
O coordenador do Terço dos Homens, Vítor Lopes, ressaltou que tem muito a agradecer a Deus em primeiro lugar e às pessoas que têm apoiado esse trabalho de evangelização.
“Esse momento aqui é um momento de reconhecimento da Assembleia e também do governador, porque ele que sancionou. Então, para nós, é de uma magnitude que a gente não tem palavras para expressar. Porque, com isso, todo o Estado fica reconhecendo que o Terço dos Homens é o movimento de evangelização da Igreja Católica que agrega uma multidão de homens rezando para a santificação das famílias”, expressou.
“O movimento, presente em diversas cidades do estado, visa transformar a vida dos homens, incentivando a oração, a devoção e a união familiar, com foco na santificação e salvação das famílias. A iniciativa é vista como um marco importante, especialmente em um estado com forte tradição católica, e a data visa promover a reflexão e o engajamento dos homens na fé e na vida familiar”, ressaltou o formador da Arquidiocese de Teresina pelo Terço dos Homens, Tales Leitão.
O bispo de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Tavoni, enfatizou a importância do “Terço dos Homens” na Igreja, que visa alcançar os homens, pais e esposos, fortalecendo a família.
“O movimento, impulsionado pelo Espírito Santo e inspirado em Nossa Senhora, promove oração, comunhão, partilha e crescimento espiritual entre os homens, quebrando a tradição de que a devoção ao Rosário era exclusiva das mulheres. A criação de um dia estadual visa expandir essa devoção. E hoje nós temos o terço, não só das mulheres, mas o terço dos homens espalhados pelo Brasil todo, e pelo mundo.



