Brasil, 16 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Ministro Antonio Carlos Ferreira recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Cerimônia na Câmara Legislativa homenageou ministro do STJ por relevantes serviços à população do DF

Na última quarta-feira (15), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília em cerimônia realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A honraria reconhece pessoas que, nascidas em outras regiões do Brasil, destacaram-se na contribuição à sociedade do DF.

Reconhecimento à trajetória do ministro Antonio Carlos Ferreira

Participaram do evento o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, o vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão, e o ministro Paulo Sérgio Domingues. A iniciativa foi do deputado distrital Chico Vigilante, apoiada pelos ex-deputados Arlete Sampaio e Agaciel Maia, que exerceram mandato em 2022.

Deputado Chico Vigilante e ministro Antonio Carlos Ferreira durante cerimônia na CLDF
O deputado distrital Chico Vigilante, um dos autores da homenagem, e o ministro Antonio Carlos Ferreira durante a cerimônia na CLDF.

Ministro é elogiado por sabedoria e inovação

O presidente do STJ, Herman Benjamin, destacou a humildade e a sabedoria do ministro Antonio Carlos Ferreira, ressaltando que ele é reconhecido não apenas pelo seu conhecimento jurídico, mas também por sua humanidade. “O ministro traz uma grande sabedoria – não apenas jurídica, mas também uma sabedoria humana. Ele é, sobretudo, um bom homem”, afirmou.

Luis Felipe Salomão recordou que Antonio Carlos Ferreira chegou ao tribunal em 2011, na vaga destinada à advocacia, tornando-se um juiz ponderado e sensato. Segundo ele, o ministro tem preocupação não apenas com a resolução dos casos, mas com as consequências mais amplas das decisões do STJ. Já Paulo Sérgio Domingues descreveu o homenageado como “um homem de muitas vocações”, com perfil inovador, conciliador e que consegue unir pessoas em torno de projetos relevantes.

Compromisso com a cidade e o papel de cidadão honorário

Ao aceitar o título, Antonio Carlos Ferreira afirmou que a cidadania honorária representa uma confirmação de que Brasília o acolheu como “um de seus filhos”. “Agora, como cidadão de Brasília, sinto-me no dever de procurar, com os meus melhores esforços, estar à altura dessa distinção e me igualar àqueles que tiveram a honra de nascer nesse fascinante Distrito Federal e aos milhões que fizeram daqui a sua terra”, declarou.

A homenagem foi uma demonstração de reconhecimento ao trabalho do ministro, que mantém forte ligação com a história e a população do DF, e reforça sua contribuição à justiça e à sociedade local.

Para mais informações, acesse o site do STJ.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes