O maior clássico do futebol baiano ganha mais um capítulo nesta quinta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), no Barradão. O Vitória recebe o Bahia e tenta, diante da torcida, encerrar um jejum incômodo: o rubro-negro não vence o rival pelo Campeonato Brasileiro, em qualquer divisão, há 10 anos.
A busca pela vitória do Vitória
A última vitória do Vitória sobre o Tricolor aconteceu em 2015, quando aplicou 4 a 1, em casa, pela Série B. Na Série A, o último triunfo é ainda mais antigo. Foi em 2014, quando venceu por 2 a 1, também no Barradão. O triunfo mais recente do Vitória, em qualquer torneio, foi em abril de 2024, pelo Campeonato Baiano, quando venceu por 3 a 2.
De lá para cá, o Bahia vem levando a melhor, com sete jogos de invencibilidade no clássico. O treinador do Vitória, Jair Ventura, sabe que a vitória é fundamental não apenas para a rivalidade, mas também para a recuperação da equipe na tabela do Campeonato Brasileiro.
Situação oposta na tabela
Na atual edição do Brasileirão, os momentos são bem diferentes para os dois times. O Vitória tenta reagir após a derrota para o Vasco na última rodada, resultado que aumentou a distância para sair da zona de rebaixamento. Com 25 pontos, o time ocupa a 17ª colocação, seis atrás do Santos, primeiro fora do Z-4.
O Bahia, por outro lado, vive boa fase e briga na parte de cima da tabela. Com 43 pontos e dois jogos a menos, o Tricolor é o sexto colocado e segue na cola do Mirassol, atual quarto lugar com 49. Uma vitória no clássico mantém o time de Rogério Ceni vivo na luta por uma vaga no G4, o que seria um grande feito para a equipe nesta temporada.
Expectativas para o clássico
Campeonato Brasileiro – 28ª rodada
- Data: Quinta-feira (16)
- Horário: 21h30
- Local: Barradão, em Salvador
- Árbitro: Anderson Daronco
- Transmissão: Sportv e Premiere
Prováveis escalações:
Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres, Neris (Edu), Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas, Ronald (Pepê) e Cantalapiedra; Erick e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.
Bahia: Ronaldo; Arias, David Duarte, Gabriel Xavier Rezende e Iago; Acevedo, Jean Lucas e Rodrigo Nestor; Ademir, Sanabria e Tiago (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.
Com o cenário delineado, a expectativa é de um duelo acirrado com grande presença de torcedores nas arquibancadas. O Vitória sabe que um triunfo não apenas resgata a confiança da equipe, mas também reacende a esperança da torcida em um campeonato melhor, enquanto o Bahia tentará continuar sua boa ascensão na competição.
O clássico promete muita emoção e um espetáculo digno das tradições do futebol baiano. Fique ligado, torcedor! Um novo capítulo dessa rivalidade será escrito em campo.