Com o resultado final das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) previsto para 12 de novembro, os candidatos podem usar a nova calculadora do O GLOBO para estimar sua pontuação de forma prática. Mesmo com o gabarito oficial divulgado, quem fez provas de Nível Superior nos blocos de 1 a 7 precisa fazer cálculos para saber a nota definitiva, já que as provas têm pesos diferentes conforme o cargo desejado.
Ferramenta para simular a nota final ponderada no CNU
A calculadora interativa do GLOBO já considera o peso de cada eixo temático, de acordo com o cargo escolhido pelo candidato. Basta inserir o bloco, o nome ou código do cargo, os acertos em cada eixo e obter uma estimativa rápida do desempenho. É possível fazer várias simulações para diferentes cargos, mudando apenas o nome ou o código de um bloco para outro.
Importância de simular o desempenho por cargo
Como as provas têm pesos distintos para cada cargo, mesmo acertando o mesmo número de questões, a pontuação final pode variar. Assim, fazer a simulação ajuda o candidato a entender melhor suas chances de aprovação em cada uma das vagas previstas. A ferramenta automatiza o cálculo, levando em conta os critérios de ponderação de cada eixo temático.
Regras para não ser eliminado e critérios de nota
Para evitar a desclassificação, o candidato precisa acertar pelo menos 40% das questões, ou seja, 36 das 90 questões na prova objetiva de blocos de 1 a 7. A nota máxima nesta etapa é 30 pontos, considerando 30 questões de conhecimentos gerais, e 60 questões de conhecimentos específicos, que podem chegar a 120 pontos, totalizando até 150 pontos nesta fase.
Entenda a nota final ponderada (NFP)
A pontuação da prova de conhecimentos específicos é calculada pela nota final ponderada (NFP), que soma os acertos multiplicados pelo peso de cada eixo temático. Por exemplo, na área de técnico em comunicação social, lotado no Comando da Marinha, os eixos 1 e 4 têm peso 3, o eixo 5 peso 2, e os demais peso 1. Assim, o candidato deve multiplicar os acertos pelo peso correspondente para obter a pontuação final.
Para cargos de nível superior, essa soma leva em conta a nota na prova de conhecimentos específicos, além da prova discursiva (com peso 1 para cada questão de 22,5 pontos) e, em alguns casos, avaliação de títulos, até o limite de 5 pontos. A soma total pode chegar a 200 pontos, considerando todas as etapas do concurso.
Critério de paridade de gênero na segunda fase
Uma das novidades do CNU 2025 é a regra de paridade de gênero, que garante que pelo menos 50% dos candidatos aprovados para a segunda fase sejam mulheres. Segundo o edital, se o número de mulheres classificadas for menor que 50%, as candidatas aprovadas na primeira fase serão incluídas até atingir esse percentual, sem prejudicar os candidatos homens.
A intenção da medida é promover maior representatividade feminina no serviço público, sem eliminar candidatos previamente classificados, desde que atendam a nota mínima de 40% de acertos na primeira fase.
Calendário do concurso e próximas etapas
Confira o cronograma do CNU 2025:
- Prova objetiva: 5/10/2025
- Divulgação dos gabaritos: 6/10/2025
- Imagem do Cartão-Resposta: 12/11/2025
- Resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
- Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
- Prova discursiva: 7/12/2025
- Divulgação das notas da discursiva: 6/01/2026
- Divulgação final do resultado: 30/01/2026
- Início da convocação para posse: Fevereiro/2026
Para conferir todos os detalhes dos critérios de peso dos eixos temáticos de cada cargo, os candidatos podem acessar os quadros completos disponíveis nos anexos do edital.
Para mais informações e acessar a calculadora, clique aqui.