Brasil, 15 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

INSS suspende programa de redução de fila por falta de orçamento

Programa de Gerenciamento de Benefícios do INSS, que busca diminuir filas, foi temporariamente suspenso devido à ausência de recursos.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Jr., anunciou a suspensão temporária do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), considerado uma ferramenta importante para reduzir a espera por análise de requerimentos.

Falta de verba leva à suspensão do PGB

De acordo com Waller Jr., o INSS enfrenta dificuldades financeiras e enviou um ofício ao Ministério da Previdência solicitando uma suplementação orçamentária de R$ 89.156.165,29. O objetivo é garantir a continuidade do programa, que está em vigor desde 15 de abril de 2025.

Impacto na fila de espera

O programa oferece bônus aos servidores que analisam mais requerimentos do que a meta diária estabelecida, contribuindo para acelerar os processos. Em agosto, a fila de espera do INSS ultrapassou 2,6 milhões de brasileiros, segundo dados do Portal da Transparência.

Repercussão e expectativa

A reportagem entrou em contato com o INSS para obter um posicionamento oficial, mas aguarda retorno. Especialistas alertam que a suspensão pode agravar ainda mais o crescimento da fila de pedidos de aposentadoria e outros benefícios.

Perspectivas futuras

A expectativa é que, com a liberação de recursos, o programa seja retomado o mais breve possível, ajudando a diminuir o tempo de espera e melhorar o atendimento aos beneficiários.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes